Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Grupo Ser ou Não Ser


Integrantes do Grupo:
Ana Cristina Cardoso Erthal Samary
Ediangela Maria da Silva
Elaine dos S. V. Prata
Elidia Maria Rodrigues Correia
Lucia Regina Caillaux de Souza Duarte de Oliveira
Renata Cristina Leal


Movimentando o Corpo



Por meio da música, do ritmo, do canto e da expressão corporal, os jogadores exploram movimentos que contribuem para o desenvolvimento da flexibilidade, da agilidade, do equilíbrio e da coordenação motora.

Ao som dos instrumentos e da vibração das palmas, as crianças aprendem ainda mais. “Ao jogar em dupla, os alunos percebem a importância da cooperação, uma vez que um responde ao movimento do outro.




Uma criança que tem desde a infância uma boa consciência de seu corpo e das possibilidades de expressar-se através deste, terá maior facilidade de distinguir entre o eu e o outro, o mundo interior e o mundo exterior, melhor desempenho escolar, pois tudo isso está também ligado à noção de esquema corporal que segundo Le Boulch é a organização das sensações relativas ao seu próprio corpo em relação aos dados do mundo exterior. A aquisição do esquema corporal é o ponto de partida para várias possibilidades de ação, incluídas aí a educação, a aprendizagem da leitura, da escrita etc.



As atividades lúdicas exercidas na escola são importantes para trabalhar com a criança o aspecto psicológico. Ensinando a mesma a interagir com o próximo, respeitar regras, desenvolver a imaginação, cooperação e com isso promover uma boa auto-estima. Fazendo com que aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver o senso crítico.

A criança que brinca livremente do seu jeito, a sua maneira acaba transmitindo seus sentimentos, idéias, fantasias.

Brincar é também raciocinar, descobrir, persistir e perseverar; aprender a perder percebendo que haverá novas oportunidades para ganhar; esforçar-se, ter paciência, não desistindo facilmente.


Um comentário:

Fatima Alves disse...

O movimento corporal é solícito e promove a união e coragem. O movimento é presente e oferece dádivas ao corpo que se tornam grandes e preciosos. Multiplicar os gestos é a ação que realizamos na medida em que abrimos caminho para a atividade. Parabéns ao Grupo. Fátima Alves