Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Coisas Boas de Ver, Ouvir e Sentir...



O vídeo é um trabalho da ONG Vez da Voz e o projeto é o Contadown. E a história que o contador de histórias Ariel está contando chama-se Música do Silêncio, de Claudia Cotes. Rafaella interpreta em Libras para "ouvintes" deficientes auditivos. Aline dança e Sara canta Faz sempre Sol, do também autor e interprete em libras Fabiano. Um belo e eficiente trabalho de integração das artes, e mais que isso ou também por isso, das pessoas. E por isso, bonito de ver, ouvir e sentir...



Este vídeo mostra um casal deficiente físico dançando. Junto com estas imagens citaremos um trecho do Livro dos Abraços:

"Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada”.

Eduardo Galeano




E sendo três um bom número, postamos mais este vídeo, que já correu bastante na rede, mas que nunca é tarde para relembrar e refazer a pergunta: afinal, quem é deficiente, anormal, diferente, excluído? De uma forma ou de outra, nos parece que todos nós somos, uma coisa ou outra. Mas todos temos algo em comum: nossa humanidade. Somos humanos, portanto. Seres humanos que precisamos de generosidade, solidariedade, boa vontade, coragem, perseverança, gratidão, compaixão, perdão, justiça, ... e oportunidade para crescer, se desenvolver, pensar, dizer o que sente, o que pensa, se expressar, e rir e chorar, e amar e, finalmente, ser feliz.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

O importante é querer, desejar desenvolver o indivíduo em todos os aspectos dentro do processo de aprendizagem. É fundamental que possamos oferecer ambientes favoráveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Não devemos esquecer que toda a ação humana envolve várias atividades que se complementam. Parabéns! Fátima Alves