Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Trabalho de Corpo e Movimento

INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
DATA: 20/08/2009.
AUTOR: CRISTIANE TINOCO DOS SANTOS
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: CORPO E MOVIMENTO
PROFESSORA : FÁTIMA ALVES


PROJETO INTERDISCIPLINAR - CORPO E MOVIMENTO






































































































As imagens acima retratam cenas cotidianas que favorecem, a partir do movimento, o desenvolvimento da criança de forma lúdica e prazerosa.

A progressiva ampliação e utilização do movimento vão possibilitar a criança o conhecimento e a apropriação do seu próprio corpo (imagem corporal). A partir do momento que a criança percebe que seu corpo lhe obedece, ela o utiliza com mais precisão. Quando já domina os movimentos e os aperfeiçoa, garante sua independência e autonomia locomotora.

Na infância, o conhecimento é movimento e esse movimento vem através do corpo. A criança nessa fase, ainda não tem a capacidade de abstração formada, e precisa vivenciar, descobrir, experimentar situações concretas para então construir seu próprio conhecimento a cerca de si mesma, do outro e do mundo.

Assim como nos mostra a disciplina de Corpo e Movimento, o desenvolvimento da habilidade motora, além de desenvolver potencialidades como: equilíbrio, força, velocidade, resistência, flexibilidade, necessárias para a vida prática e profissional de um indivíduo (como mostra o exemplo do balé chinês) ela dá base para que a criança construa as noções básicas do seu desenvolvimento intelectual, afetivo, social e relacional.

O corpo é a base inicial para que o professor inicie a exploração de todas as potencialidades da criança.

Cabe ao educador dispor de recursos simbólicos e motores que proporcionar atividades para que seu aluno possa interagir e utilizar através dos movimentos, as habilidades motoras em cada etapa da sua vida, assim como um crescimento de conhecimentos, de habilidades, de ação, de afetividade.

Também é importante que essas atividades contemplem a participação de todos os alunos, para que nenhum deles se sinta excluídos.

O grande problema é que muitos docentes, ainda procuram uma receita pronta para educar e formar indivíduos saudáveis, equilibrados, felizes, com objetivos e sonhos a realizar, dispostos a atuar e a lutar por uma sociedade mais justa, correta e humana. No entanto, sabemos que não existe resposta para esta questão.

Educar é correr risco, é errar tentando acertar, é saber superar as próprias expectativas, é compreender o outro na sua essência e totalidade, entendendo-o e respeitando-o em seus limites, possibilidades, gostos e preferências.

Educar é estudar a melhor forma de conceber junto com o aluno o processo de ensino aprendizagem, é conhecer quais os mecanismos e as formas que a criança utiliza para construir seu próprio conhecimento. Mas muitas das vezes, nosso olhar pedagógico não compreende e não consegue alcançar a dimensão do que significa o próprio ato de educar e limitamos nossa prática a um ensino reprodutivista; esquecemos que a

criança é fruto da semente que semeamos, assim com mostra o texto abaixo:

COMO A CRIANÇA APRENDE:

“ Assim é que a criança aprende, captando as habilidades pelos dedos das mãos e dos pés, para dentro de si. Absorvendo hábitos e atitudes dos que a rodeiam, empurrando e puxando o próprio mundo.

Assim a criança aprende, mais por experiência do que por erro; mais por prazer do que pelo sofrimento; mais por experiência do que pela sugestão e dissertação; e mais por sugestão do que por direção.

E assim a criança aprende pela afeição, pelo amor, pela paciência, pela compreensão, por pertencer, por fazer e por ser.

Dia a dia a criança passa, a saber, um pouco do que você sabe, um pouco mais do que você pensa e entende. Aquilo que você sonha e crê é, na verdade, o que essa criança está se tornando.

Se você se percebe confusa ou claramente, se pensa nebulosa ou agudamente, se acredita tola ou sabiamente, sem sonha sem graça ou dourados, se você mente ou diz a verdade, é assim que a criança aprende.







Um comentário:

Fatima Alves disse...

Nunca é demais apreciar os encantos de cada movimento e avaliar a grandeza de cada passo. Devemos fazer a criança alargar os horizontes e se interesar por aquilo que a mantêm feliz e com vontade. Devemos dispor para escutar com atenção, o que precisamos aprender para o bem-estar. Parabéns para o Grupo. Fátima Alves