Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Desenvolvimento Infantil Aucouturier


Nome da instituição: A Vez do Mestre
Data: 21 de Agosto de 2009
Nome do autor: Grupo Inteligências - Bianca Zagury, Lucia Helena Ramos, Lenita Correa e José Lyra.
Nome do curso: Licenciatura em Pedagogia
Nome da disciplina: Corpo e Movimento
Nome do professor responsável pela disciplina: Fátima Alves


Nome da Instituição: Playgym
Data: as fotos referem-se às atividades desenvolvidas entre março e junho de 2009.
Nome do autor: as fotos foram tiradas por José Lyra Szajnberg.
Nome da disciplina: desenvolvimento infantil Aucouturier
Nome da professora responsável: Carla Maia




As fotos acima referem-se a algumas atividades desenvolvidas com crianças na faixa etária de 3 anos pela equipe do Playgym. Essa instituição desenvolve suas atividades a partir do método Aucouturier de desenvolvimento infantil. O Playgym atende crianças de 1 a 4 anos e o trabalho é supervisionado pelo próprio Bernard Aucouturier que, anualmente, visita o Brasil. Em julho último ele esteve no nosso país e proferiu uma palestra no Shopping da Gávea.



Todas as atividades desenvolvidas no Playgym seguem as premissas preconizadas por Bernard Aucouturier na aplicação do seu método de aplicação da psicomotricidade no desenvolvimento infantil, das quais citamos, abaixo, alguns exemplos:

Atividades que geram movimento – prazer que gera na criança atenção e intenção de participar.
Interação com outras crianças e com adultos como facilitadores da socialização.
Contato com os fantasmas da ação – contação de estórias, elaboração do fantasma de devoração – sair do real para o simbólico
Desequilíbrio/equilibrio físico na busca do desenvolvimento do sistema nervoso central – a capoeira, as almofadas, o espaldar, o túnel, os objetos.
A música e a dança como fontes de prazer e contato com o espaço.
O pegar os objetos como asseguramento simbólico contra a perda (metáfora do corpo desejado da mãe)
A liberdade para a experimentação – a ação libertadora.
A repetição da ação como segurança para a aquisição de conhecimentos futuros.
As brincadeiras como resistências ao ambiente – o prazer em resolvê-las.

Além de todo o planejamento das atividades como base para a aplicação dos objetivos preconizados pelo método Aucouturier, o Playgym conta com uma equipe de profissionais de várias áreas (psicologia, pedagogia, música, teatro, capoeira) preparados para, durante todo o tempo, observar atentamente o comportamento de cada criança buscando acompanhar o seu desenvolvimento nos níveis emocional, social e cognitivo. A cada período trimestral é feita uma avaliação do desenvolvimento da criança e essa avaliação é discutida com os pais, quando são discutidos os passos subseqüentes e, até, medidas adicionais, se necessário. Por exemplo: há crianças que podem precisar de apoio de outros profissionais como fonoaudiólogas, psicólogas, etc. Pode acontecer, também, de a própria família precisar de ajuda a partir do diagnóstico apresentado pela criança.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

Ter um ideal objetivo e bem definido como meta de vida e empenhar-se a fundo para concretizá-lo, é poder entender o que desejamos e como tudo tem que ser respeitado.
A criança no seu mundo infantil é poder descobrir que quando adulta ela poderá ter a certeza de aceitar e amar a vida. O adulto é descobrir que mesmo imperfeito devemos aceitar e amar a si mesmo.
Parabéns ao Grupo Inteligências. Vocês provaram que tudo é possível na realização das possibilidades. Fátima Alves