Adriana Felizardo da Silva
Adriana Pimentel Macedo
Beatriz Barcelos
Leidiane Lemos
A Importância de Brincar na Educação Infantil
Adriana Pimentel Macedo
Beatriz Barcelos
Leidiane Lemos
A Importância de Brincar na Educação Infantil
A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas – considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.
Slide 2
Slide 5 Slide 4
Incluir uma criança “diferente” na escola regular significa proporcionar a todos os alunos o aprendizado de conviver com a diversidade, sem anulá-la.
"As brincadeiras são linguagens não verbais, nas quais a criança expressa e passa mensagens, mostrando como ela interpreta e enxerga o mundo".
A importância de saber incluirBrincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos.
Incluir uma criança “diferente” na escola regular significa proporcionar a todos os alunos o aprendizado de conviver com a diversidade, sem anulá-la. Experiência esta que faz parte de toda cultura, de qualquer sociedade. Isto quer dizer o que? Que não é possível apagar as diferenças, inclusive no que diz respeito ao aprendizado. Portanto, a inclusão como imaginamos e idealizamos não é a mesma que vemos na prática.
É importante lembrarmos que o processo de socialização pelo qual todos vivenciam quando ingressam na sociedade passa por inclusões e exclusões de grupos que naturalmente se formam. O processo de socialização vivenciado pela criança na escola é similar, ela une-se àqueles que mais se afinam a ela, inclui ou é incluída num grupo.
A palavra Inclusão não significa promover a adequação ou a normatização de acordo com as características de uma maioria, seu significado está mais próximo à possibilidade de fazer parte, conviver e não se igualar.
Incluir uma criança “diferente” na escola regular significa proporcionar a todos os alunos o aprendizado de conviver com a diversidade, sem anulá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário