Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A DANÇA COMO CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA


Projeto Interdisciplinar - Grupo Movimento


Instituição: Instituto a Vez do Mestre – IAVM

Data: 21.08.2009

Curso: Pedagogia Disciplina: Corpo e Movimento – Psicomotricidade

Autor(a): Janaína S. G. Martins

Professora: Fátima Alves

Grupo: Movimento

Alunas: Eliane Muniz Félix

Janaína Silva Geraldo Martins

Maria José Souza Rios



A DANÇA COMO CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA


A dança favorece o equilíbrio entre corpo e mente, por isso é utilizado como recurso pedagógico facilitador no processo de ensino-aprendizagem. para as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem, ou algum tipo de deficiência relacionado ao seu desenvolvimento psicomotor, a dança se coloca como uma atividade prática, de interação com o próximo e seu meio, como uma linguagem compreendida de forma universal, de forma a integrar o grupo, formados por crianças que possuam deficiências e as que não possuem também.




Desta forma a compreensão se faz presente dos dois lados; a criança que possui deficiência compreende que também pode fazer parte do ‘mundo’ daquela outra criança dita como ‘normal’ (não evolui da mesma forma), mas participa em conjunto; a criança caracterizada como ‘normal’ quebra paradigmas, ao verificar que a diferença do outro não interfere no seu desenvolvimento, um pouco limitado, mas não inalcançável. nos vídeos complementares sobre inclusão, principalmente “pedro e a escola inclusiva” percebemos o quanto as instituições se caracterizam como ‘inclusivas’ e, antes mesmo de tentar expôr sua prática, já separa as crianças caracterizadas como ‘diferentes’ ou ‘deficientes’, das ditas ‘normais’. é claro que não podemos deixar de visualizar as limitações físicas de cada um, mas priorizamos as limitações contidas em cada um de nós, como pré-conceitos que exigem nossa separação das pessoas julgadas ‘incapazes’ por achar que atrapalham o seu desenvolvimento ou o progresso da atividade.


Vimos na dança um instrumento para se trabalhar a educação pelo corpo inteiro, pois desta forma:

  • trabalhamos as dificuldades de relacionamento em equipe;
  • sentimos a essência de cada aluno, expressas através de sua linguagem corporal;
  • administramos conflitos, diferenças e desigualdades;
  • resgata o lúdico, estimula a criatividade, inibindo a timidez;
  • estimula o raciocínio e a aprendizagem, de acordo com os movimentos e a sincronicidade das atividades;
  • trabalha todos os movimentos do corpo, integrando corpo e mente;
  • socializa o grupo, estendendo à família, amigos e vizinhos.






ACIMA VISUALIZAMOS A TROCA, NECESSÁRIA PARA O BOM DESENVOLVIMENTO EM GRUPO, PARA A SEQUÊNCIA DAS AÇÕES E O RESULTADO FINAL. ATRAVÉS DE RODA NOS SOCIALIZAMOS NO GRUPO, ATRAVÉS DO HIP HOP, EXPRESSAMOS MAIS NOSSOS SENTIMENTOS E O QUE ESPERAMOS DE NÓS E DO NOSSO MEIO, EXTERNALIZANDO NOSSOS MEDOS, DÚVIDAS E ANGÚSTIAS, POR CAUSA DE SUA LIBERDADE EXPRESSÃO. OUTRAS DANÇAS, OUTRAS CARACTERÍSTICAS; CADA UMA, À SUA FORMA ENFOCA UMA EMOÇÃO, UM OBJETIVO DIFERENTE, BASTA SABER TRABALHAR DA MELHOR FORMA, FOCANDO NO DESENVOLVIMENTO DE CADA UM E PENSANDO SEMPRE NA EVOLUÇÃO DO GRUPO.

ABAIXO VEMOS SITUAÇÕES QUE SÃO NECESSÁRIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA DANÇA; EXERCÍCIOS ESTIMULAM A COORDENAÇÃO MOTORA, AO EQUILÍBRIO, LEVANDO TODOS A PARTICIPAREM EM CONJUNTO, CONSTRUINDO O RITMO A SER PENSADO.






CONCLUSÃO


A dança estimula o prazer e a criatividade, elementos indispensáveis para a força de vontade de querer sempre ultrapassar barreiras. vimos através das imagens do “balé chinês” a superação dos bailarinos e nos emocionamos; não por sentimento de pena, mas por percebemos o quanto não valorizamos, buscamos e estimulamos nossos potenciais, evidenciados na dança, conforme as imagens; refletimos quanto às nossas limitações inexistenciais. falo desta forma porque o ser humano, por si só, diante das dificuldades coloca barreiras sem antes mesmo tentar; é claro que nem sempre almejamos o que queremos, mas tudo depende de nossa força de vontade.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

Programar a vida dentro das nossas possibilidades, é desejar o impossível, é alcançar e estar firmemente determinado. A dança é fazer realizar a expectativa de muitas imperfeições. Mas o melhor é é ficar plenamente feliz quando demonstramos confiança.
Parabéns ao Grupo Movimento.
Fátima Alves