Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Grupo Novatas.com

Instituto A Vez do Mestre

Curso: Pedagogia

Disciplina: Corpo e Movimento

Professora: Fátima Alves

Grupo novatas.com


Adriana Felizardo da Silva
Adriana Pimentel Macedo
Beatriz Barcelos
Leidiane Lemos

Natalis Martins


A Importância da Dança na Educação Infantil


Em nossos dias cada vez mais toma-se consciência da importância da dança como forma de expressão do ser humano, o movimento faz parte da vida de todo ser humano o corpo a todo instante experimenta e transforma-se; a criança mais ainda, pois esta descobrindo o mundo. A dança é uma ferramenta que irá mediar e provocar situações, onde a criança possa utilizar seu corpo por inteiro.Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento global da criança e do adolescente e vai favorecer todo tipo de aprendizado que eles necessitam. Uma criança que na pré-escola tem a oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada, por exemplo.
A dança educativa revela a alegria de se descobrir através da exploração do próprio corpo e das qualidades de movimento, além do divertimento, a dança faz com que a criança: encontre a postura correta e a elegância; ajuda na concentração e na memória; promove autodisciplina e incentiva a autoconfiança; a criança aprende a desenvolver a imaginação e a criatividade, melhora a preparação física e a expressão corporal; melhora o ritmo e a musicalidade, e a criança perde a timidez e tem ajuda para se tornar mais extrovertida com a dança a criança se observa, ao seu redor também é notado, a mesma terá como explorar o espaço e poderá manipular seus gestos e os movimentos.
Podemos por meio da dança, potencializar a capacidade expressiva e comunicativa das crianças e satisfazer os seus corpos pensantes.


A dança sempre esteve e está presente em todos os nossos atos, principalmente quando nos referimos à criança, desta forma trabalhar com a mesma em nossas escolas é garantir as crianças uma aprendizagem prazerosa e significativa, na qual estão inseridos os processos de interação, socialização, criatividade, imaginação e expressão livre e criativa.



A Importância do Jogo na Educação Infantil

È através do jogo que induzimos às crianças desde cedo a aprender os principais costumes inerentes ao ser humano. Os jogos e as brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento infantil, já que fazem parte do seu cotidiano desde o início de suas vidas, através do jogo as crianças brincam representando vários papéis, repetindo-os e inovando-os, exercitando sua criatividade. Quando elas cansam dessas

variações modificam e dificultam a maneira de jogar, tornando-o mais interessante, fazendo com que elas tomem decisões a respeito do jogo. Este processo é muito importante, pois a criança se dá conta de que não é um ser único, e que há outras crianças que, como ela, também podem decidir, através do jogo a criança desenvolve as suas capacidades básicas e cria outras que até então não eram perceptíveis à primeira vista. A imitação, a estimulação da curiosidade, o espírito de equipa, a competição saudável, a motivação são apenas algumas características que são potenciadas na criança através do jogo.

Também através do jogo, a criança manifesta sua criatividade, espontaneidade, iniciativa e imaginação.




Os jogos estimulam o desenvolvimento social e educativo pela aquisição de valores imprescindíveis para a constituição do caráter da criança, os jogos e os brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem num mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde realidade e faz-de-conta se confundem o jogo está na gênese do pensamento, da descoberta de si mesmo, da possibilidade de experimentar, de criar e de transformar o mundo.



A MÚSICA À FLOR DA PELE


O Episódio Ballet Chinês é representado por 21 bailarinas com deficiência auditiva, onde em seu show demonstra uma verdadeira ilusão com múltiplos braços e pernas, todas elas fazendo a coreografia em um mesmo momento, mesmo lado, em seqüencial, todas dançam no mesmo ritmo, fazem os mesmos gestos, intercalam no mesmo instante, é lindo. Esse show reflete-se na inclusão e na expressão corporal, pois cada bailarina surpreende-se até onde pode chegar, ultrapassando limites e barreiras. Diante desse espetáculo, observa-se a importância do movimento do corpo como foi feito tudo no seu tempo e espaço, respeitando uns aos outros, o SENTIR mais aguçado de cada bailarina. A Inclusão coloca-se nas obrigações, no comparecimento freqüente para os ensaios, o “não a desigualdade” para fazer esse lindo espetáculo.

O papel da didática enfatiza os movimentos corporais. Estes são as formas básicas da expressão rítmica. Aproveitam-se os impulsos dos gestos para vitalizar a comunicação e o ritmo musical. Qualquer atitude ou movimento tem o seu próprio tempo rítmico, entende-se por tempo, a duração de um ponto a outro dentro do espaço. O ritmo consiste em movimentos seguidos, possui quantidade e qualidade que se relacionam durante o movimento com intensidade e altura.

Em todos os seres humanos o ritmo está presente da concepção ao nascimento, não apenas pelas batidas do coração, mas também pela respiração. Com base em informações visuais e concretas, são feitas analogias que servirão de base que envolve todo o trabalho rítmico.

Destarte comentar que o Episódio uniu movimento, beleza, harmonia e encantamento.


Dançar a música sem ouvi-la, apenas sentindo a pressão provocada pelas ondas sonoras. Absorto no silêncio, ganhar auto-estima e reconhecimento num espetáculo em que, entre surdos e ouvintes, não há coadjuvantes.



Um comentário:

Fatima Alves disse...

A dança é uma conquista e não há conquistas sem lutas, porque não há caminhos sem dificuldades. O movimento da dança é uma atitude que nos torna prestativo e capaz. Quem caminha, alcança a meta. Quem aprende, vai ao encontro da satisfação de querer mais. Ao Grupo Novatas.com, parabéns. Fátima Alves