Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Movimentando a Educação e Autoconfiança

Disciplina: Corpo e Movimento

Professora: Fátima Alves

As Estrelas:

Janaina Oliveira de Souza
Rosângela Ferreira da Silva
Vanessa Ferreira
                                                    Vania Regina Santigo da Cruz




Nas imagens, observamos crianças em diferentes fases do crescimento. Características motoras, emocionais e sociais são comuns possibilitando-nos avaliações e consequentes interferências em prol de seu desenvolvimento.


Desde o nascimento, a criança apresenta potencialidades para intercâmbio com o ambiente. Desse intercâmbio resulta controle do próprio corpo e a capacidade de extrair todas as possibilidades de ação e expressão que sejam possíveis a cada um.

A maturação do sistema nervoso central associado à ação do meio, resulta em rápidas mudanças que ocorrem principalmente durante os primeiros meses, respeitando-se as diferenças no ritmo de cada criança. Diversos estudos na área do desenvolvimento conseguem-se estabelecer um padrão de referência por faixa etária, que nos auxilia no conhecimento e na assistência de necessidades apresentadas.

Brincar e jogar são atividades inerentes da cultura infantil o que desperta natural interesse de pesquisadores e estudiosos na implicação dessas atividades para o resultado do desenvolvimento. O brinquedo é sempre um objeto intermediário que facilita a relação da criança com o mundo. É fundamental que todas as situações de jogos e brinquedos sejam interessantes para a criança, além de visar o entretenimento, amplia a qualidade do estímulo e alterna diferentes desafios.

Nas experiências com o corpo, a criança forma conceitos organizando seu esquema e sua imagem corporal. Por isso, cada vez mais os educadores, desde a Educação Infantil, utilizam essas estratégias no planejamento escolar. As atividades físicas favorecem o desenvolvimento mental e corporal, a socialização, a criatividade, a aquisição de hábitos e atitudes, visando à formação de personalidade equilibrada e autônoma.

A associação de aspectos físico, emocional, neurológico e social disponibiliza ao ser humano mecanismos para a realização da aprendizagem. A escolarização é importante para a aquisição de habilidades e competências necessárias a esta perspectiva.

Através da psicomotricidade, percebemos como esse esquema é construído no cognitivo infantil e como são desenvolvidas suas expressões e sua localização temporo-espacial. . A criança que domina os movimentos, e os aperfeiçoa, garante sua independência e autonomia locomotora da mesma forma que quando o utiliza, reforça sua compreensão.

Através das atividades psicomotoras, promovemos a interação entre o espírito e o corpo, entre a afetividade e a energia, sendo muito importante que a criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento, pois somente assim, alcançará seu equilíbrio e crescimento global.


"A integração sucessiva da motricidade implica na constante e permanente maturação orgânica. O movimento e seu fim representam uma unidade que vai se aprimorar cada vez mais, como resultado de uma diferenciação progressiva das estruturas integrativas do ser humano (ROSA NETO, 2002)."

Um comentário:

Fatima Alves disse...

Delicadeza é fazer o que agrada. Realizar-se é concretizar o projeto trabalhado para o infinito. É sabedoria a conquista de ser solícito em promover a união. O corpo e o movimento faz superar obstáculos, mesmo enfrentando dificuldades. O movimento é um desabrochar contínuo do corpo, que jamais podem ser impedidos de realizar-se. Devemos sim, consttruí-lo para fazer alcançar as possibilidades que irão enriquecer as aprendizagens. Parabéns ao Grupo As Estrelas. Fátima Alves