Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Brincadeira é Coisa Séria

• Nome da instituição
Instituto A Vez do Mestre
• Data
21/08/2009
• Nome do autor
Marli Reis Valle Martins - Grupo Somos Nós
• Nome do curso
Pedagogia
• Nome da disciplina
Corpo e Movimento
• Nome do professor responsável pela disciplina
Fatima

É brincando, que a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, a brincadeira proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
O brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento. Ele traduz o real para a realidade infantil. Suaviza o impacto provocado pelo tamanho e pela força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança. Brincando, sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvidas. A qualidade de oportunidade que estão sendo oferecidas à criança através de brincadeiras e de brinquedos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.
O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual. Através deles, as crianças desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor. O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

O segredo do sucesso está sempre em movimento para descobrirmos a transformação contínua. O amor e o entusiasmo é alcançado no na obra que realizamos. O jogo e o brinquedo fazem você dar o primeiro passo e nunca pensar em dar o último. Parabéns ao Grupo Somos Nós. Fátima Alves