Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ATIVIDADES RECREATIVAS

















A BRINCADEIRA E O JOGO NA EDUCAÇÃO

Hoje a recreação é tida para muitos, como uma atividade simplesmente com o objetivo de matar o tempo. Algo que proporcione alguns momentos alegrias. Mas na verdade a recreação tem o objetivo de criar condições ótimas para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a sua participação individual e coletivas em ações que melhorem a qualidade de vida a preservação da natureza e afirmação dos valores essências da humanidade.

"Brincar é fonte de lazer e de conhecimento, é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa." "Brincar na Escola não é exatamente igual a brincar em outras ocasiões, porque a vida escolar é regida por algumas normas que regulam as ações das pessoas e as interações entre elas e, naturalmente, estas normas estão presentes, também, na atividade da criança. Assim, as brincadeiras e os jogos têm uma especificidade quando ocorrem na Escola, pois são mediadas pelas normas institucionais." "Incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como objetivo fundamental, então, o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e na construção do conhecimento, processos estes intimamente interligados." A brincadeira faz parte da vida da criança, seja na escola ou fora dela. Esta atividade é tanto fonte de lazer como de conhecimento. Contudo, brincar na escola é diferente de brincar em casa, na rua ou em outros lugares. Diferenciando o brincar em outros ambientes. Você encontrará elementos importantes para pensar a brincadeira como parte integrante da atividade educativa, explorando sua importância, seus limites e a ação, na programação das atividades pedagógicas.

O JOGO

O jogo é integrador, há sempre um caráter de novidade, o que é fundamental para despertar o interesse da criança, e à medida em que joga ela vai se conhecendo melhor, construindo interiormente o seu mundo.
Esta atividade é um dos meios mais propícios à construção do conhecimento. Para exercê-la a criança utiliza seu equipamento sensório-motor, pois o corpo é acionado e o pensamento também, e enquanto é desafiada a desenvolver habilidades operatórias que envolvam a identificação, observação, comparação, análise, síntese e generalização, ela vai conhecendo suas possibilidades e desenvolvendo cada vez mais a autoconfiança. É fundamental, no jogo, que a criança descubra por si mesma, e para tanto o professor deverá oferecer situações desafiadoras que motivem diferentes respostas, estimulando a criatividade e a redescoberta.”

ATRAVÉS DO JOGO A CRIANÇA:

· libera e canaliza suas energias;

· tem o poder de transformar uma realidade difícil;

· propicia condições de liberação da fantasia;

· é uma grande fonte de prazer.

É muito importante que os educadores se conscientizem da importância da recreação na educação para aprendizagem dos alunos.

14/08/2009

Instituto A Vez do Mestre

Integrante :Solânia

Nome do grupo: Felicidade

Curso: Pedagogia

Disciplina: Corpo e Movimento

Professora: Fátima Alves





Um comentário:

Fatima Alves disse...

As atividades devem satisfazer o coração humano. Devem ser gratificantes e fazer sentir prazer ao contemplar a beleza do panorama que cada movimento oferece aos nossos olhos. Parabéns ao Grupo Felicidade. Fátima Alves