Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Aula Passeio na Casa Modernista da Vila Mariana em, São Paulo.

Curso : Graduação em Pedagogia
Professora :Fátima Alves
Grupo: Turma do Bairro
Ana Maria da Silva Simões
Marli Vieira Chaves.
Renaldo José Pereira

Aula Passeio na Casa Modernista da Vila Mariana em, São Paulo.

Na aula presencial foram mostrados três vídeos realizados durante o estágio do colega Renaldo para que a professora os assistisse, em um deles as crianças do maternal e do jardim, iniciaram uma brincadeira que não estava no planejamento da atividade, uma aula passeio na casa modernista da Vila Mariana em, São Paulo, como ainda tinha tempo, a professora regente sugeriu que fizéssemos uma observação da coordenação motora; do esquema corporal; do equilíbrio, da organização e estruturação espaço-temporal; do ritmo; da lateralidade e da percepção, respeitando a idade de cada aluno conforme preconiza a disciplina a pedagogia do corpo.
Buscando aprofundar mais ainda no conteúdo da dísciplina chegamos a conclusão que: Brincando, as crianças convivem com suas diferenças, desenvolvendo a imaginação e a criatividade e apropriando-se de conhecimentos e sentimentos e muitas vezes, aprendem o exercício da iniciativa, da partilha e da decisão.
De acordo com os vídeos apresentados, que por falta autorização do uso da imagem das crianças infelizmente não pudemos apresentar no blog, acreditamos que a escola, os educadores e as crianças mais experientes possuem um papel importante nessa aprendizagem, na aprendizagem do brincar. Pois, sabemos que as crianças não nascem sabendo brincar, é fundamental que as escolas infantis possam criar espaços e propor momentos para que a brincadeira aconteça. É importante também oportunizar a criança no contato com a cultura, com as possibilidades de acesso aos conhecimentos, por isso, é imprescindível enriquecê-la com os objetos e brinquedos variados.
Ressaltamos ainda que o brincar nas escolas infantis deve estar presente em muitas práticas educativas, nos ambientes de aprendizagem, nos momentos de atividades mais livres, despertando, na criança, o prazer de estar na escola, o prazer de estudar, no prazer como forma de liberdade de expressão.
Pesquisando ainda um pouco mais nós encontramos essa pérola no http://www.youtube.com/watch?v=QAK-VuxJWAE O vídeo Escravo de Jó, justamente igual a do exercicio que a nossa brilhante professora apresentou durante a atividade que encantou a todos na aula presencial. Por isso que vendo essa maravilhosa perfomance realizadas só com crianças da educação infantil acreditamos que nos jogos e atividades lúdicas é que a criança irá explorar o mundo que a cerca, diferenciando aspectos espaciais, reelaborando o seu espaço psíquico, ligações afetivas e domínio do seu corpo. Desde muito cedo que, observando, percebemos crianças que exploram e manipulam diversos objetos, brinquedos. Ao explorar determinado brinquedo, ela irá brincar de descobrir, brincando de criar e imaginar as possibilidades que ele oferece. Ao brincar, as crianças ainda refletem, questionam e buscam, gradativamente, compreender as formas culturais nas quais ela vive construindo a realidade que a circunda.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

A beleza de um jardim não depende do tamanho das flores, mas da variedade de seu colorido; assim, o corpo não depende de grandes alegrias, mas da variedade de muitos e pequenos movimentos, mas que dêem felicidade, prazer e alegria. Dessa forma podemos fazer com que cada um colha ao longo da vida, momentos felizes. Parabéns pelo trabalho!
Fátima Alves