Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Corpo e Movimento

Disciplina: Corpo e Movimeto
Aluna: Elaine Vieira de Mendonça

É impressionante com o podemos nos comunicar com o corpo. Essas fotos são de algumas pessoas que fazem parte do PROJETO ARIS (Atividade Recreativa de Integração Social), uma colônia de férias para pessoas especiais em que eu trabalho.
A pessoa em questão J tem a síndrome de ospegênesi interfecta associada a quadro de autismo e cegueira, ele é cadeirante, mas quando nos o levamos a piscina foi muito interessante o que ele nos dizia com o corpo, a leveza e a liberdade dos seus movimentos, conciliado com a coordenação de sua respiração me deixou muito emocionada.
A natação como qualquer outra atividade física enfatiza o conhecimento e domínio corporal e busca, através de atividades lúdicas e esportivas, servir como importante elemento de desenvolvimento geral, aumentando o potencial de experimentação corporal de situações de aprendizagem e de aquisição de conceitos básicos. Desenvolve a auto-confiança, a auto-iniciativa e a auto-estima, além de atuar como elemento facilitador de um desenvolvimento motor adequado e propiciador de situações de interação social.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

O símbolo é o visível que aponta para o invisível. Nada é impossível. É possível transmutar a existência numa criação permanente. O homem é o seu próprio conteúdo. Basta escrever, até encontrar uma solução.
Fátima Alves