Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Grupo Dirty Dancing - Vídeo 1

Grupo Dirty Dancing - Alessandra Luz, Elaine Miranda, José Carlos e Luciana Carvalho.


Inclusão, Cidadania, Corpo e Movimento – Vídeo 1

Desde antes do nascimento somos capazes de nos comunicar, dizem alguns estudiosos: a voz de nossos pais, alguns sons ou músicas tocadas poderiam ser “ouvidas” pelos pequenos seres humanos em gestação, acomodados durante cerca de nove meses no ventre materno, fazendo com que os mesmos se agitem de determinada forma, por exemplo.

Mas, o que dizer daqueles que vivem em um eterno silêncio? Ou daqueles que podem nos ouvir, mas que não conseguem expressar através de sons aquilo que sentem?

A comunicação humana não está relacionada apenas à constante troca de palavras, à oralidade propriamente dita. O corpo fala. Expressa-se por meio de gestos, sinais e posturas, capazes de dizer sobre nós mesmos muito mais do que por vezes pretendemos.

Como educadores, temos a obrigação de desenvolver todo o potencial cognitivo, afetivo e motor de nossas crianças, sejam elas portadoras ou não de algum tipo de deficiência. Para tanto, é necessário também o conhecimento da Pedagogia do Corpo, bem como das ferramentas disponibilizadas pela Psicomotricidade.

O trabalho com crianças, de forma inclusiva, deve ser incentivado, para que haja o aprendizado, desde a mais tenra idade, das principais noções de cidadania, tolerância, respeito e aceitação do outro.


4 comentários:

Alessandra Zaharoff disse...

Importante destacar que a LIBRAS trabalha com os aspectos do corpo e do movimento, desenvolvendo a comunicação dos surdos, dos mudos e dos surdos-mudos, utilizando elementos gestuais, expressões faciais, lateralidade, coordenação motora, dentre outros, também trabalhados dentro da Psicomotricidade.

Alessandra Zaharoff disse...

(Oops...) Comentário da aluna Alessandra Luz acima.

carlos disse...

O corpo fala. Devemos aprender, a entender, essa linguagem, e estabelecer relações mais afetivas, mas centradas nos outros, aprendendo a escutar.

Fatima Alves disse...

O momento do silêncio. Podemos vivê-lo. Procurar a resposta onde se coloca a pergunta. A resposta estará lá. A pergunta vem do corpo, está no corpo. A pergunta vem do coração e a resposta está no coração. Vem da razão e dá razão. A resposta não vem do exterior, mas está no interior. Do interior do silêncio. O corpo fala, o gesto diz.
Parabéns pelo trabalho!
Fátima Alves