Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

quinta-feira, 11 de março de 2010

O brincar que gera desenvolvimento.Grupo As guerreiras


E aqui estão elas brincando!!!!
Não existe criança sem brincadeiras, pois através desta atividade que parece ser tão simples, mas na verdade tem um benefício grandioso para o desenvolvimento da criança.
Citamos Wallon que foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Teve suas idéias fundamentadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.
Verificamos que os estudos mostram que através das brincadeiras, dos jogos dos movimentos ocorre uma aprendizagem na qual a criança participa integralmente da própria descoberta do conhecimento,Tendo a brincadeira um importante vetor para a construção da sua identidade, da sua percepção como ser humano dentro do espaço em que se encontra, além disso ocorre o interagir com o outro, percepção do seu corpo e do outro.
As brincadeiras não podem ocorrer somente nos momentos de “atividade livre”, ou de recreio, quando professores acreditam que sua única função é “ficar olhando” e atuando em momentos de conflito. O jogo e as brincadeiras devem ser utilizadas como recurso didático, para permitir que as crianças descarreguem sua energia e assim possam gerar novos movimentos.
Na foto acima podemos ver que com pneus as crianças podem trabalhar sua lateralidade, o esquema corporal(que dá estrutura para o equilíbrio),o tônus(não é somente referência aos músculos, mas também está inserido a afetividade e ao estado mental da criança), e podemos trabalhar também a noção dos dois lados do corpo, além de tudo o interagir com o outro .Observamos que desta forma o desenvolvimento do educando se faz intensamente e de uma forma ativa dentro do processo pedagógico.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

O movimento traz conhecimento, gera consciência do que acontece com seu próprio corpo. O brincar, a brincadeira, o jogo, são pontos, são essências, que enriquecem, fortalecem daquilo que se vive e como se aprende. Cada um deve ter sua importância. Cada criança deve saber da sua importância. Valorizar a brincadeira, é respeitar a capacidade pessoal de cada manifestação pessoal, na medida em que há contrbuição para liberar o movimento. Vamos brincar e aprender!
Parabéns pelo trabalho.
Fátima Alves