Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Grupo Dirty Dancing - Vídeo 2

Inclusão, Cidadania, Corpo e Movimento – Vídeo 2

Neste 2º vídeo, abordamos a utilização da Língua de sinais em diferentes contextos sociais: em corais religiosos, escolares, comunitários, além de apresentações de grupos de dança com ouvintes e não-ouvintes em seu corpo de baile.

A Linguagem de sinais (LIBRAS) está muito além de fazer gestos. Nesta linguagem de sinais, o corpo fala através dos movimentos.

A psicomotricidade traz a compreensão de que tanto a escola quanto a comunidade onde a criança está inserida atuam no desenvolvimento das múltiplas inteligências, em função dos estímulos sensórios, cognitivos e afetivos que, naturalmente, proporcionam. Assim sendo, se usada de forma planejada e articulada com os fins pedagógicos, estas funções atuarão na zona de desenvolvimento proximal da criança mediando a realização de novas descobertas sensoriais, motoras, cognitivas, e afetivas, de forma lúdica e prazerosa, educando para a cidadania.

O processo educativo ao vincular-se ao mundo do trabalho, passou a preparar o indivíduo para a atividade laboral,tornando-se um dos mais importantes objetivos a disciplinarização do corpo do trabalhador. Para que as aulas de educação física tragam a inclusão do aluno na cultura corporal do movimento, é necessário que sejam respeitadas as diferenças entre as competências em relação aos alunos, pois muitas vezes por razões socioculturais alguns alunos sobressaem em algum tipo de atividade em relação a outros, então neste caso as atividades repassadas pelo professor devem promover uma troca entre os dois gêneros, evidenciando a competência que cada um possui ao realizar uma atividade, pois agindo dessa forma acontecerá de certa forma a inclusão e a valorização do aluno nas aulas de educação física.

A escola, lugar privilegiado para o ato de educar, tem por objetivo promover a educação integral do aluno, desenvolver a consciência crítica, a autonomia, para, como sujeito histórico, transformar a sociedade, humanizando as relações, garantindo direitos e estabelecendo deveres, à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso, questões relativas ao desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo são de suma importância para o processo pedagógico, pois, permitem, através dos movimentos corpóreos, o sujeito social reconhecer a si, e ao outro, nas trocas sinergéticas que estabelecem no espaço e no tempo, através de seus corpos.




2 comentários:

Alessandra Zaharoff disse...

(Comentário da aluna Alessandra Luz) A melhor parte deste trabalho foi a pesquisa. A descoberta de diversos corais e grupos de dança artísticos é algo que muito nos alegra. A superação das dificuldades, do preconceito e das demais “limitações sociais” é algo bonito de se ver...

Nota: A bailarina que dança sozinha, em um dos clipes, é surda e graduada em balé clássico.

carlos disse...

O corpo possibilita construir nossa identidade dentro do contexto social. Buscando nossos pares, pelo prazer do agir em grupo, que o convívio social produz. Quantas sensações, a serem transformadas em emoções, humanizando-nos, através do afeto, do carinho, manifestos na subjetividade, da fala, do corpo, através dos movimentos.