Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Corpo em movimento

Corpo em movimento




























Desde o ventre materno o corpo já realiza movimentos que, tanto externa quanto internamente , iniciam o processo de comunicação do homem com o ainda interno com o mundo, o seu mundo, a mãe, no mundo externo.



O reconhecimento do mundo vem pelo agir. Quanto mais a criança explora e interage, mais domínio de si e conhecimento do mundo terá. E, o seu corpo é o seu objeto de estudo e pesquisa. Quanto maior for conhecimento do seu corpo maior autonomia vai adquirindo a criança,a chamada maturidade relacional.



























Não há apenas o desenvolvimento das capacidades motoras do indivíduo, estas estão realcionadas ao desenvolvimento global do indivíduo, haja vista que, ao movimentar-se este ativa seu físico, mente, psíquico, orgânico, emocional, enfim ativa o todo corporal, como desenvolve-se num todo também.























Portanto, quanto mais o indivíduo puder ter oportunidades de vivenciar experiências nas quais utilize seu corpo como objeto para conhecer o mundo, mais este se desenvolverá .



E a melhor forma de levar o indivíduo a se desenvolver, desde a mais tenra idade, é através da brincadeira
A partir da brincadeira a criança desenvolve-se , de forma prazeirosa e para esta despretenciosa de aprender, mas que deve, pelo adulto que a conduza ter um objetivo claro.



Na escola ou em casa, com movimentos reflexos ou movimentos involuntários, a criança deve, desde cedo ser estimulada e orientada a movimentar-se, para assim, estimular o desenvolvimento de um ser global, que conhece suas capacidades e limites e que , interage coinscientemente com o mundo a sua volta.


































Um comentário:

Fatima Alves disse...

Quando há movimento, você facilita á criança renovar, tornando-a lúcida para perceber o que acontece com ela. Corpo, mente e emoção, caminham juntos para transformar, para harmonizar, para manifestar a procura. Emergir do movimento é ter uma intenção, um pensamento, um desejo e que tudo passe à ação.
Parabéns pelo trabalho!
Fátima Alves