INSTITUTO A VEZ DO MESTRE IAVM Lúcia Nogueira Bezerra Ribeiro Luiza Maria Dellatorre Silva Marcela Alves Gomes Licenciatura em Pedagogia Professora Fátima Alves |
A PEDAGOGIA DO CORPO E DO MOVIMENTO
As práticas sociais estão presentes na rotina e nas relações sócio-emocionais que revelam as tensões quando entendemos que o corpo é vetor de construção de identidades.
Ao estabelecer elos entre o Corpo e o Movimento na mediação do processo de ensino e aprendizagem, fica estabelecido o sujeito em ação (a criança), através de momentos construídos de forma dinâmica e global, dentro de um processo de pensamento, apossando-se do significado da realidade concreta e mobilizando-se para o processo pessoal de aprendizagem.
A RELAÇÃO DO CORPO COM O MOVIMENTO
O desenvolvimento faz parte do aprendizado dos bebês que processam estímulos de diversos sentidos e será levado para toda a sua experiência nos anos posteriores. Os especialistas informam que os primeiros movimentos do bebê são mais gerais do que específicos, reagem ao estímulo sem responder a sua origem.
Dessa sorte, podem afirmar que o recém-nascido não possui capacidade de considerar objetos como externos a ele, portanto, vida e consciência não são coletâneas. Já intra-útero, o bebê demonstra ritmo e emite movimento com ritmo. Ritmo, música, dança, parecem constituir-se, dessa forma, nos seus primórdios, num estágio de vida que antecede ao próprio nascimento.
O AFETO O CORPO E O MOVIMENTO
Qual é a relação?
Acreditar que existem vez e voz, no emaranhado de sensações, que somos capazes de sentir no outro.
Acreditar que é possível perceber o gesto, o traço, o abraço e os apelos que ressoam através de nosso corpo pelo movimento.
Perceber que o todo é tudo.
Que o sujeito de tudo somos nós.
Que um sem o outro, está vazio.
Refletir que todas as “Gias” do mundo acadêmico (psicologia, psicopedagogia, pedagogia) não são suficientes para completar o Único.
Que já vem pronto, completo, pra me desvendar, e me conhecer.
Pra se revelar e reconhecer em mim parte dele mesmo.
Um comentário:
Grandioso o projeto de vocês. Os melhores comentários poderia descrever aqui, mas podem imaginar, não precisam fantasiar pois as palavras seriam realmente de grande valia e brilhantismo. Parabéns. Sugiro que apresentem este trabalho em algum evento, vale a pena. Fátima Alves
Postar um comentário