Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Grupo Pedagogia



















Nome: Aline Massa, Maria Candida Lacerda e Rachel Assunção
Data: 28/08/08
Grupo: Pedagogia
Professora: Fatima Alves
Disciplina: Corpo e Movimento
Nucleo: Rio de Janeiro


CONCLUSÃO

Essa disciplina nos ajudou a percebermos a importancia do corpo em relação a tudo que fazemos. Ficou claro que o desenvolvimento da criança transcorre de forma significativa quando acontece com naturalidade, estímulo e liberdade. Precisamos ter a clareza que devemos respeitar as fases de cada um, o processo de desenvolvimento de cada um é individual e acontece conforme o tempo de cada pessoa.
O movimento está diretamente relacionado com os desenvolvimentos físicos, mentais e intelictuais, por este motivo quanto mais o indíviduo é estimulado, mais ele responderá positivamente. A criança jamais poderá ultrapassar uma das fases do desenvolvimento, isso acarretará problemas futuros.
O desenvolvimento deve ocorrer de forma equilibrada, motivando e estimulando o conhecimento de si próprio e do mundo exterior. É imprescindível o desenvolvimento ocorrer com tranquilidade, satisfação, prazer e de forma feliz. O desenvolvimento sempre traz tansformações, aquisições, progressões, independência, expressão, raciocínio entre outras funções que formam o indivíduo.
Neste processo de desenvolvimento todos devem estar atentos, pois somos contribuintes na formação de pessoas maduras, convictas e firmes. Por este motivo, estimular sempre é o nosso papel como educadores e pais. Esta disciplina nos ajudou a entender a importância de respeitar a individualidade de cada pessoa. Das crianças aos mais velhos.
Enquanto educadores devemos nos conscientizar que nosso papel é ainda mais considerável. Temos que saber trabalhar bem todas essas condições acima citadas, já que nossa contribuição para o desenvolvimento infantil acontece de forma contínua, prazerosa, didática e marcada por limites.

Um comentário:

Pedagogia disse...

Que delícia ver um projeto como esse, não deixem parar aqui. As imagens e comentários achei de uma grandeza tamanha. Parabéns. Fátima Alves