Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

TRABALHO DA DISCIPLINA CORPO E MOVIMENTO













Professora: Fátima Alves.

Grupo Nikity-Paquetá:
- Rose Mary da Costa Ermida;
- Verônica de Oliveira Souza da Fonseca.

“O homem está ligado diretamente a um complexo e enorme processo de evolução motora, quer seja de forma intelectual, quer de forma física”. (Fonseca, Vitor, 1988)



O desenvolvimento físico, psíquico e social do ser humano, para ser bem sucedido precisa de muito zelo e cuidados, no que se refere à atenção, alimentação, estimulação, e compreensão, principalmente até os três anos de idade. Quando estes cuidados faltam, ou são escassos, os resultados podem ser cruciais, determinando a capacidade de aprendizagem, de relacionamento e capacidade emocional.
O movimento é uma área do desenvolvimento humano de relevância inquestionável. Desde que nascemos nosso corpo inicia um processo intensivo para adquirir controle próprio. Não podemos ignorar, principalmente a relação homem/meio, pois podemos dizer que essa interação é imensurável, pois se uma criança é estimulada desde a tenra idade, sem dúvida alguma seu desenvolvimento será muito maior do que de uma criança, por exemplo, de 4, 5 anos que ainda é tratada como um bebê por sua família.

Diante disso, o papel do outro no processo de aprendizagem torna-se fundamental. Isto significa dizer que através de outros e de si mesmo que o sujeitos estabelece relações com objetos de conhecimento.

Antes mesmo da criança começar a dar os seus primeiros “passinhos”, sabemos que o corpo “cria” suas formas de locomoção, como por exemplo o engatinhar, ou seja, o bebê já começa a conhecer seus próprios limites, para no seu tempo começar a levantar, andar segurando em objetos, para finalmente soltar as mãos.

Já na Educação Infantil, os jogos, os brinquedos, a dança e as práticas esportivas, revelam por seu lado a cultura corporal de cada grupo social, influenciando a questão motora da criança. Portanto, diversas instituições de ensino estão investindo cada vez mais neste tipo de atividade, fazendo parte da rotina escolar.

O jogo e a brincadeira são na realidade, quando direcionados a isso, uma situação de aprendizagem. Os brinquedos e as brincadeiras são suportes que ajudam no desenvolvimento do aspecto físico, social, intelectual e emocional da criança.

O funcionamento do sistema motor é algo muito complexo e exige múltiplas conexões e coordenações neurais e musculares diferenciadas e se constitui na entrada das percepções que se tem do mundo, daí a importância de desenvolvê-lo.

É também na educação infantil que observamos uma ampliação de gestos instrumentais, como recortar, colar, encaixar peças, etc. Além disso, permanece a tendência lúdica da motricidade, sendo comum a criança ter atenção desviada para vários brinquedos ao mesmo tempo. Gradativamente seu movimento se reflete na capacidade de pensar antes de agir, passando assim a criança, planejar seus próprios movimentos.

O crescimento físico se relaciona diretamente com o desenvolvimento motor, pois é através do crescimento e da maturação biológica que se determinará em que nível se encontra a criança, com relação ao seu desenvolvimento psicomotor.O movimento é uma necessidade do homem, desde o seu nascimento até a morte e, já no ventre materno, a criança manifesta esta necessidade. Trata-se de uma conduta molar do indivíduo, acentuada na área do corpo, coexistindo com o mundo externo e a mente.

Um comentário:

Pedagogia disse...

Vocês tiveram a sensibilidade e inteligência de associar a proposta com aquilo que vocês aprenderam. Parabéns de verdade. Sugiro que apresentem este trabalho em algum evento. Dêem continuidade. Fátima Alves