Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Grupo Reaprender:




Andréia Pereira Ferreira
Giselle Bicalho Sampaio Duque
Renata Queiroga B. Brasil

Sheila Sueli Dias Costa


.Nome da instituição: Ciranda Cirandinha
· Data: 20/06/08
· Nome do curso: Educação Infantil
· Nome da disciplina: Educação Física, Música, Recreio, Artes, etc...
· Nome do professor responsável pela disciplina: Todo Corpo Pedagógico.


Corpo e Movimento: Um trabalho desenvolvido em toda escola.

"A emoção determina a qualidade do registro"
(Augusto Cury)


Corpo, movimento, sentimento, emoção, coordenação, habilidade, entendimento, percepção, orientação, equilíbrio, ritmo, muito treinamento e harmonia.Tudo isso tivemos a oportunidade de ver no vídeo Balé Chinês. O trabalho corpo e mente, é desenvolvido com exatidão e muita emoção. Mas nesse balé em especial, pois as 21 bailarinas são surdas. Isso é impressionante, é um espetáculo maravilhoso e digno de muitos aplausos.
Este balé em especial coloca a vida em toda sua magnitude, temos a inclusão com dignidade, trabalho, cooperação, humanidade.

Trabalhar com o corpo e seus movimentos é fundamental para o desenvolvimento humano, pois o homem é um ser biológico, social, se desenvolve de forma global. Não podemos fragmentar corpo e mente, um complementa o outro.
A vida começa com o nascimento e com o afeto entre mãe e filho. Nesse momento começa o movimento, o reflexo, o sentimento, o afeto, a construção das estruturas mentais e corporais.

Segundo,Dantas (1992) " A afetividade, nessa perspectiva não é apenas uma das dimensões da pessoa: ela é também uma fase do desenvolvimento,a mais arcaica. O ser humano foi, logo que saiu da vida puramente orgânica,um ser afetivo. Da afetividade diferenciou-se lentamente,a vida racional. Portanto, no início da vida,afetividade e inteligência estão sincreticamente misturadas, com o predomínio da primeira".


O trabalho com a psicomotricidade vem ajudar também em deficiências e desajustes que algumas crianças podem manifestar. Trabalhar com o corpo e movimento certamente ajudará na inclusão de muitas crianças que estão afastadas por não terem tido a oportunidade de reaprender o que não foi ainda alcançado ou até mesmo descobrir novas formas de interagir com o mundo.

Na prática:
Partindo de uma música, um filme ou uma história, o professor "brinca" com os alunos. Na figura abaixo, as crianças usam a expressão corporal. (Aula de capoeira)





Brincadeira a toda hora
O uso de jogos é sempre uma forma de fazer do aprendizado um prazer. Na Ciranda Cirandinha, é usada a caça-palavra, o quebra-cabeça, entre outros jogos, para ajudar na cognição.






Atividade com manuseio de tesoura e cola



Desenhando e aprendendo: desenhar e descrever os desenhos também faz parte das técnicas adotadas pela escola. O aluno desenha uma casa, por exemplo, e depois, escreve ao lado a palavra "casa", identificando a imagem.



Atividade com a massinha

Criatividade não pode ser menosprezada. Crianças necessitam ser estimuladas e incentivadas. E necessitam, sempre, de brinquedos e brincadeiras novos. Por isso, as técnicas acima são exemplos geralmente aplicáveis em todas as turmas de alfabetização infantil, mas não se deve restringir-se a elas. O professor deve buscar novidades e explorar o potencial de seus alunos (que é enorme!).
É preciso fazer a criança perceber que faz parte do mundo do qual eles nunca vão querer deixar de participar.

A importância da Educação Física :

Onde através desta atividade o aluno aprende a ter equilíbrio , coordenação motora , a socialização e etc. É um aprendizado para o desenvolvimento da criança.




Pular corda



Pular dentro dos bamboles


A hora do banho

É importantíssima, pois a criança precisa reconhecer seu corpo e conhecer os hábitos saudáveis com seu corpo.




Psicomotricidade

Trabalhar com o corpo é uma brincadeira importante para o desenvolvimento infantil, principalmente na primeira e na segunda fase infantil .



Brincar de dar cambalhota em cima dos macarrões



Brincar de trenzinho massageando as costas com bola de tênis



Brincar de cavalinho

Todas as fases devem ser bem trabalhadas, do nascimento até a vida adulta.

Alimentação :Hora do almoço






Reflexão:

Trabalhar com a disciplina Corpo e Movimento numa escola é fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano. Essa disciplina trouxe a emoção e o movimento necessário para uma reflexão no ambiente de ensino, com um olhar mais humano, trabalhando com a diversidade, com a inclusão e acreditando que somos iguais na diferença e somente dessa forma poderemos evoluir para uma prática educativa plena.
Wallon já destacava em sua teoria que emoções contagiam. Acredita-se que é preciso deixar-se contagiar por emoções positivas, mas para isso é preciso saber reconhecer emoções positivas e também transmiti-las.



FIM.

Um comentário:

Pedagogia disse...

Parabéns ao grupo. Tiveram muita propriedade para formatar este projeto. Além da inteligência, raciocínio, lógica e compreensão, tiveram sensibilidade para associar as imagens com as palavras. Este grupo é fabuloso e sugiro que não deixem parar aqui, dêem continuidade a este projeto de alguma forma. Parabéns mais uma vez e continuem com o pensar existente em cada um de vocês. Fátima Alves