Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

TRABALHO DE CORPO E MOVIMENTO

APRESENTAÇÃO:

• Nome da instituição: UCAM
• Data: 27 de agosto de 2008
• Nome do autor: GRUPO AS PROFESSORAS E O PEDAGOGO (Fernanda Milanez - Geísa Vianna - Monique Oliveira - Vanessa - Luciana Jardim - René Orsi
• Nome do curso: Pedagogia
• Nome da disciplina: CORPO E MOVIMENTO
• Nome do professor responsável pela disciplina: Fátima Alves


Sabemos que movimento é uma importante área do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior o controle sobre seu próprio corpo, engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam, etc.O movimento humano é portanto o mais simples deslocamento do corpo no espaço.Esses movimentos incorporam-se aos outros comportamentos que resultam das interações sociais e da relação do homem com o meio.

Quando bebê, predomina a dimensão subjetiva do movimento, o diálogo afetivo que se estabelece com o adulto, caracterizando pelo toque corporal, manipulação de voz, expressão de sentido constituem um espaço de aprendizagem, a criança imita e cria suas reações. Antes de aprender a andar, a criança pode desenvolver formas alternativas de locomoção como arrastar-se ou engatinhar, essas ações permitem que o bebê descubra os limites do próprio corpo. Com o primeiro ano vem a conquista do gesto de preensão, locomoção e equilíbrio, isso oferece a criança a exploração de espaço, manipulação de objetos e realizar atividades diversificadas e desafiadoras.

Já para uma criança de educação infantil o movimento significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço, o ato motor faz-se presente em suas funções expressivas, pode-se dizer que no inicio do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da motricidade com a interação do seu meio social. Somente aos poucos que se desenvolve a dimensão que corresponde às competências instrumentais, para agir sobre o espaço e o meio físico.

Ao brincar, sem ensaio prévio , as crianças repetem movimentos com uma sincronicidade natural semelhante a um balé ensaiado.

As diversidades de práticas pedagógicas caracterizam diferentes concepções e funções atribuídas ao movimento cotidiano das creches, pré-escolas, e instituições. Além do objetivo disciplinar é também e principalmente o objetivo pessoal e social.


Na Educação Infantil, os jogos, os brinquedos, a dança e as práticas esportivas, revelam por seu lado a cultura corporal de cada grupo social, influenciando a questão motora da criança. Assim muitas instituições estão investindo cada vez mais neste tipo de atividade, fazendo parte da rotina escolar e incorporando os diferentes significados que lhe são atribuídos.

As práticas culturais oferecidas pelo meio desenvolvem capacidades e constroem repertórios próprios, como habilidade de subir em árvores, escalar, pular distâncias, etc., devida a essa variedade de cultura a criança se torna privilegiada em seu desenvolvimento, podendo o professor com isso propor atividades em que a criança de forma mais sistemática descubra ainda mais seus sinais vitais e de alterações como a respiração, os batimentos cardíacos e sentimentos que podem ser trabalhados como experiências vencidas por meio do ambiente

Ainda na educação infantil constata-se uma ampliação do repertório de gestos instrumentais, como recortar, colar, encaixar peças, etc. Além disso permanece a tendência lúdica da motricidade, sendo comum a criança ter atenção desviada para vários brinquedos ao mesmo tempo.Gradativamente seu movimento se reflete na capacidade de planejar antecipações ou seja, pensar antes de agir, assim a criança planeja seu próprio movimento. O maior controle sobre a própria ação resulta em diminuição da impulsividade motora que predomina quando bebê.










É muito importante que o professor perceba os diversos significados que pode ter a atividade motora para as crianças, contribuindo para que ela tenha uma percepção adequada de seus recursos corporais. A organização do ambiente, dos materiais e do tempo visam auxiliar e devem ser amplos o suficiente para DESPERTAR O INTERESSE e acolher as manifestações da motricidade infantil, para poder organizar e avaliar se a criança esta se desenvolvendo ou não perante os demais.











FIM

Um comentário:

Pedagogia disse...

Gostaria muito de aprender com vocês a formatar um blog como este. Estão de parabéns. Tiveram uma sensibilidade para fazer associações com as imagens e puderam mostrar o quanto que o corpo e o movimento têm mportância num processo de aprendizagem. Dêem continuidade a este projeto. Parabéns mais uma vez. Fátima Alves