Data: 27/08/2008
Autor: Grupo Atitude
Curso: Licenciatura Pedagogia
Disciplina: Corpo e Movimento
Professor responsável pela disciplina: Fátima Alves
Autor: Grupo Atitude
Curso: Licenciatura Pedagogia
Disciplina: Corpo e Movimento
Professor responsável pela disciplina: Fátima Alves
Texto argumentativo sobre os vídeos apresentados durante o estudo dos conteúdos da disciplina Corpo e Movimento, elaborado pelas alunas Valéria Pedro, Eloisa Helena e Katia Elisabeth.
Vídeos: “Um olhar sobre a Inclusão”;
“INCLUSÂO”;
“Pedro e a Escola Inclusiva”.
Vídeos: “Um olhar sobre a Inclusão”;
“INCLUSÂO”;
“Pedro e a Escola Inclusiva”.

A criança portadora de necessidades educacionais especiais nunca deve ser tratada como “café-com-leite”, ela também tem suas potencialidades, (veja o vídeo “Um Olhar Sobre a Inclusão”), mas é necessário ter sobre ela um olhar diferenciado, inclui-la e manter esse olhar para que ela avance também. Isso inclui material didático que atenda suas necessidades ou espaço adaptado, como por exemplo, a construção de rampas para os cadeirantes, intérpretes, material em braile, e professores preparados. Em um trecho do vídeo “Inclusão” esse fato é bem lembrado através desta frase: “Sistemas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características.



De acordo com conteúdos abordados na disciplina Corpo e Movimento, é importante também, provocar a reflexão por parte dos alunos quanto às normas impostas pela sociedade em relação

Esse tipo de atitude é importante para formação mais crítica e cultural. Os atos motores são indispensáveis nessa construção de conceitos através dos jogos e brincadeiras.
Na primeira infância é o momento da criança conhecer-se e passar a conhecer o outro, nesta fase, vive intensamente através das experienciações que fazem parte de seu dia-a-dia. Podemos dizer que a criança é o sujeito de seu próprio desenvolvimento. Porém, é importante nesta fase, a convivência social, onde esteja em contato com outras crianças, usando os sentidos, ou seja, o toque, sentindo a textura dos cabelos dos colegas; vendo as diferenças (cor de olhos, altura); ouvindo os diferentes timbres de voz; o que anda convivendo com o cadeirante (tão importante para um quanto para o outro), por exemplo. Isso justifica o trecho do vídeo “Inclusão”, que diz: “Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma pedagogia centrada na criança.”Todo esse processo se dá através do jogo e do brinquedo.
Na primeira infância é o momento da criança conhecer-se e passar a conhecer o outro, nesta fase, vive intensamente através das experienciações que fazem parte de seu dia-a-dia. Podemos dizer que a criança é o sujeito de seu próprio desenvolvimento. Porém, é importante nesta fase, a convivência social, onde esteja em contato com outras crianças, usando os sentidos, ou seja, o toque, sentindo a textura dos cabelos dos colegas; vendo as diferenças (cor de olhos, altura); ouvindo os diferentes timbres de voz; o que anda convivendo com o cadeirante (tão importante para um quanto para o outro), por exemplo. Isso justifica o trecho do vídeo “Inclusão”, que diz: “Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma pedagogia centrada na criança.”Todo esse processo se dá através do jogo e do brinquedo.

Por serem tão valiosos, o jogo e o brinquedo devem ter atenção especial do professor. Para que utilize coerentemente, facilitando descobertas e desenvolvimento das habilidades desejáveis a cada fase da criança, isso é psicomotricidade.



A inclusão é possível, quando acreditamos que todo indivíduo é capaz, tem um potencial a ser desenvolvido, desde que respeitada a especificidade de cada um, dadas as condições necessárias e estabelecido um vínculo afetivo entre os envolvidos.As dificuldades imprimem um ritmo, mas não impedem o desenvolvimento; colocam barreiras, mas não fecham os caminhos. Temos que ser sensíveis para incluir a forma singular de cada indivíduo, promover situações de aprendizagem e estarmos capacitados como professores, para trabalharmos com a diferença, com a diversidade.O olhar do professor é uma habilidade além dos padrões pedagógicos e que faz do aluno um ser mais confiante enquanto ser pensante. É esse olhar que leva o professor a elogiar mais do que criticar, escutar mais do que falar, de ler mais o que não foi dito, e de fazer o aluno descobrir-se mais pelo acréscimo e não pelo déficit."Aqueles que são diferentes de mim não me prejudicam; muito pelo contrário, eles me enriquecem. Nossa unidade se fundamenta em algo mais elevado que nós mesmos - no serno ser humano... " (Antoine de Saint-Exupéry).
Os textos deste blog são baseados no conteúdo estudado em classe, na disciplina Corpo e Movimento, sobre a Síndrome de Williams, há um especial da TV Escola, que apresenta um estudo detalhado sobre o assunto. O link acima contém outras informações sobre o assunto.
Um comentário:
Gostei do que vi e souberam associar com propriedade as imagens as palavras. O conteúdo está significativo. Parabéns. Fátima Alves
Postar um comentário