Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 13 de março de 2009

GRUPO POSITIVO

Nome da instituição: Instituto a vez do mestre
Data: 13/03/2009
Nome da autora: Grupo Positivo (Roberta Eversong Corrêa)
Nome do curso: Pedagogia
Nome da disciplina: Corpo em movimento
Nome do professor: Fátima Alves


A criança através da brincadeira, relaciona-se com o mundo de forma ativa. E a atividade musical e a atividade de educação física integra prática, conscientização e relação na construção de uma auto-estima social saudável. O movimento permite a criança explorar o mundo exterior, reconhecendo o prazer, num conjunto de experiências vinculadas a sensibilidade para orientar a vida e indicar valores, expressando uma visão do mundo social e do pessoal. Assim a música e a aula de educação física, possibilita aos alunos, novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o seu próprio desenvolvimento.





A dança é a necessidade da pessoa pôr para fora suas emoções,( o que está sentindo) e antes dela procurar se comunicar com palavras as pessoas se expressam com movimentos corporais e quem dança ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo. Nada é mais revelador que o próprio gesto. Sentir A música no seu corpo, sentindo assim o seu corpo.









O movimento humano só se concretiza através do corpo, compreendendo qualquer ação humana, que vão desde os gestos mecânicos a expressão de sentimentos. O experimentar o corporal desponta como uma continuidade de sentimentos que se molda a si mesma. O experimentar tem relação direta com os movimentos, é a expressão da possibilidade de transformar o que o corpo apresenta em si mesmo. O corpo incorpora em si a possibilidade contínua de crescer, estando em movimento. Cada expressão traz em si a possibilidade de transformação.








É necessário oferecer à criança a oportunidade de se expressar, valorizando como prática social. Tendo clareza de que essa prática esteja presente no cotidiano de qualquer grupo social, tendo um lugar significativo na construção de suas identidades, incluindo as diversas correntes estéticas provenientes de diferentes grupos sociais.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

Quando falamos de qualidades do movimento devemos mencionar a quantidade de energia que o corpo deve empregar para realizar qualquer esforço. Esse esforço acontece num espaço e num tempo que resultam em ações. Ações essas que constituem em ações básicas com interesse especial, constituindo a própria ação do movimento. Parabéns pelo trabalho. Seja bem vinda ao Corpo e o Movimento.
Fátima Alves