Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

terça-feira, 10 de março de 2009

A integração do corpo e mente para que a criança aprenda a pensar. A ação na prática através do pensamento. O conhecimento também é movimento, o movimento do corpo que implica na liberação de pensamentos.
Para que a maturação normal da criança e sua inteligência sejam desenvolvidas é necessário que a sala de aula seja um ambiente favorável. A sala de aula é um ambiente privilegiado onde o aluno faz experiências de suas vivencias com conhecimento e sabedoria. Portanto a sala de aula deve estar “equipada” de jogos, brinquedos, livros, revistas, cartazes. O professor deve promover atividades corporais, pois com o corpo em movimento a criança tem como aprender a ler e escrever.
O jogo e o brinquedo favorecem uma atividade coletiva e intensificam as trocas e as considerações pelas regras, o limite, também, estão sendo trabalhadas. A criança muitas vezes, consegue dramatizar situações vivenciadas através do jogo e das brincadeiras e, assim consegue vencer seus próprios conflitos que a impedem de crescer e de se desenvolver.


Corpo
O corpo é nosso “objeto” mais importante. Lugar de projeção de todas as fantasias da criança, símbolo polivalente de todas as suas angustias, medos, desejos.

Bolas
Leves de plástico em cores variadas e vivas com diferentes diâmetros, são o material mais dinâmico e divertido para trabalhar com crianças. As bolas oferecem um dinamismo próprio: rolam, pulam, escapam. Facilitam o primeiro contato com outras crianças.


Cordas
As cordas servem de meio de união à distancia, “cordão umbilical”, de mediador de contato.


Bambolês
De plástico em cores variadas e com diferentes dimensões são muito utilizados na sua função clássica de objetos que rolam, em função da falta de habilidade de crianças pequenas.


Blocos Lógicos
Quadrados, retângulos, triângulos, círculos, pequenos e grandes, coloridos. Podemos observar as atividades de seriação, estruturação, construções ordenadas, atividades espontâneas, nas quais interviemos muito pouco.


Brincando de Roda
Brincar de roda além de ser divertido, ajuda a interação entre as crianças. As músicas resgatam o folclore em forma de brincadeira.


Dança
Atividade adorada pela maioria das crianças trabalha de forma maravilhosa o sistema motor. A atividade rítmica pode ter uma coreografia feita pelo professor ou cada criança cria a sua.


Índios Kariri-Xocó lutam pela valorização de sua cultura
São crianças, mulheres e homens que estudam, trabalham e lutam diariamente para manter viva a história de seu povo. Eles deixaram a aldeia nativa em Alagoas, em busca de melhores condições de sobrevivência nas terras baianas. As crianças fazem uma linda demonstração de arte, cultura e movimentação do corpo.


Grupo Cruzeirinho Mirim. Grupo parafolclórico de carimbó originário de Soure, Ilha do Marajó. Na foto, crianças dançando carimbó, dança folclórica da região. As crianças conseguem fazer toda a coreografia rica em detalhes e movimentos.




• Nome da instituição: A Vez do Mestre
• Data: 10/03/2009
• Nomes: Isabel Cristina Barbosa de Oliveira e Lucia Helena Martins Pagaio
• Nome do curso: Graduação em Pedagogia – Turma: 2009.1
• Nome da disciplina: Corpo e Movimento
• Nome do professor responsável pela disciplina: Fátima Alves

Um comentário:

Fatima Alves disse...

Nossa maior contribuição é constatar e mensurar o que podemos fazer e oferecer para nosso corpo.
O movimento, o brinquedo simbolizam o corpo da criança e podem ser utilizados como uma interpretação ou mesmo intervenção, sem interromper seu circuito energético.
Todo ser vivo é dotado de uma carga energética que tem circulação pulsante e metabolismo próprio.
A criança é corporal. As ações podem ensinar.
Parabéns pelo trabalho.
Sejam bem vindas ao Corpo e Movimento.
Fátima Alves