Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

GRUPO AS PRECIOSAS POSTAGEM 2





Pedagogia do corpo se refere ao movimento humano, à motricidade humana, que é um campo acadêmico-profissional e esta em contato com a psicomotricidade, definida por Vitor Fonseca como: o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas, entre o psiquismo e a motricidade. Com a psicomotricidade a educação recebe uma ajuda no desenvolvimento do aprendizado do aluno, levando o educador a perceber que a criança aprende a partir de seu corpo e compreendendo que ela aprende desde a vida uterina, primeiro de forma intuitiva ou instintiva e depois com convívio de sua mãe até adquirir a sua independência. Na visão de Schilder, a criança organiza-se a partir de seu corpo, ... para se estruturar e se organizar no espaço e no tempo. E dessa forma originam-se exercícios e atividades específicos para cada estágio que a criança passa.








Importante
Para que haja um crescimento e aquisição de conhecimentos através do corpo, tem que haver uma cumplicidade entre o educador e o aluno e esse corpo será o instrumento nas atividades lúdicas, estimulando a participação muitas vezes desafiadora, mas agradável. O interesse e a aceitação por uma diretriz mais prazerosa acabam sendo muito gratificantes. O professor ensina e a criança aprende, da melhor forma possível.











É hora de aceitar as diferenças
"Não há dúvidas de que o grande desafio hoje é saber como lidar com as diferenças e chegar ao aprendizado", emenda Marli André, professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A escola deve fazer da heterogeneidade um projeto coletivo, nunca deixar que os professores tentem resolver a questão sozinhos. Promover uma mudança dessas significa mudar o paradigma e fazer com que a escola se liberte do preconceito em relação a tudo o que é tachado de diferente", define Rita Vieira de Figueiredo, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.















O coreógrafo chinês Zhang Jigang criou uma coreografia para contemplar "A Deusa da Misericórdia com seus Mil Braços" com 21 bailarinas e integrantes desta companhia de dança que são deficientes auditivas, ou seja, todas as bailarinas são surdas. Neste bale percebemos a sensibilidade do diretor ao fazer com que cada integrante consiga acreditar em si mesma e desenvolver um trabalho execelente e fortalecendo a tese da inclusão social levando-nos a perceber a importância do sentir na hora do aprender.















Inclusão
Na construção dessa nova educação não envolve
apenas a necessidade de reavaliar conceitos,
objetivos, perspectivas e atividades. Outro ponto
fundamental dessa lista é torná-la mais democrática e menos excluente.Garantir a participação de todos é, portanto, uma preocupação que deve nortear o planejamento. "Em vez de insistir em atividades que valorizam apenas a performance e o rendimento, o professor deve privilegiar aquelas em que todos tenham oportunidade de desenvolver suas potencialidades", defende Caio Martins Costa, que leciona no Colégio Friburgo e participou da elaboração dos PCN. ¨Inclusão é o privilegio de conviver com as diferenças e aprendermos uma lição: respeitar as diferenças. Esse é o primeiro passo para se construir uma sociedade mais justa e feliz. (Revista Nova Escola )


http://http://br.youtube.com/watch?v=s4nAQ8XOmQg

Um comentário:

Pedagogia disse...

Vocês foram muito felizes na postagem das imagens como também nas palavras para descrevê-las. Fico feliz sabendo que lá fora teremos bons pedagogos. Parabéns. Fátima Alves