Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

quarta-feira, 11 de março de 2009

CORPO E MOVIMENTO...

Nome da instituição;Instituto A Vez do Mestre.
Data:11/03/2009.
Nome das autoras:Hanriete Araújo,Marinalva,Rosane Henrique,Rosilda Valpassos e Vanessa Corrêa.Grupo As Pensantes.
Licenciatura em Pedagogia.
Disciplina:Corpo e Movimento.
Responsável pela disciplina:Fátima Alves.

ISSO É CORPO E MOVIMENTO!!!


































Conclusão do Grupo:
O movimento para a criança significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se do espaço.A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e da mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo.A dimensão corporal integra-se ao conjunto das atividades das crianças.O ato motor faz-se presente em suas funções expressiva,instrumental ou de sustentação às posturas e aos gestos.Ao brincar,jogar,imitar e criar ritmos e movimentos as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas.A diferenciação de papéis se faz presente,sobretudo no faz-de-conta ,quando as crianças brincam como se fosse o papai,a mamãe,o filhinho,o médico,o paciente,o heróis e vilões etc.Imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências.A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre as relação entre as pessoas,o eu e os outros.É importante oportunizar momentos felizes e prazerosos,onde a criança possa realizar-se de maneira espontânea e criativa,cultivando a linguagem e a expressão corporal no aprendizado cotidiano.Não podemos esquecer que a brincadeira e os jogos são oportunidades únicas e eficazes de desenvolvimento cognitivo,na medida em que o simbólico e as representações são trabalhados para que a criança internalize aspectos importantes para seus progresso e desenvolvimento, e é através do concreto (os brinquedos,os amiguinhos,etc.) que a criança tem a oportunidade de experimentar,de sentir e de vivenciar vada momento que lhe é oferecido ,o SENTIR é mais importante do que memorizar algo ou ficar estático dentro de sala de aula,pois tudo dependerá de como a criança está recebendo e sentindo o que está percebendo ,e ,assim, ela vai internalizando/assimilando/acomodando tudo que há de importante para que sua existência seja saudável e plena,no vídeo "Balé Chinês" podemos perceber e sentir que a superação faz parte da vida de todos e que o movimento faz parte da nossa procura pelo ideal e podemos conseguir o bem estar com força de vontade e dedicazção;ainda falansdo sobre o brincar ,o aspecto motor e afetivo estão sendo trabalhados já que estarão em contato com outras pessoas,com o seu meio e com o seu próprio corpo,desenvolvendo o ritmo,a lateralidade,a coordenação motora,a percepção,o equilíbrio,o tônus,o esquema corporal,a posturam,a respiração e a organização espaço-temporal e todas essas áreas psicomotoras são dependentes e há relação entre elas,por isso,devemos trabalhar com nossos alunos de maneira global,valorizando o desenvolvimento integral das crianças, não podemos separar a mente do corpo,utilizando-se da energia que a criança tem para o seu próprio aprendizado,despertando o desejo pelo vivenciar experiências significativas e valorosas.Lembrando que na brincadeira e nas dinâmicas,os limites,as diferenças,o respeito,a cooperação e a solidariedade são trabalhados de maneira contextualizada e integrada,fazendo com que a criança estime,ouça,olhe e sinta o outro ,a natureza e o seu ambiente de forma geral.Como vimos no vídeo : "Pedro e a Escola inclusiva." Neste vídeo percebemos o quanto é importante ter contato com o diferente,ter interesse pelo novo no convívio diário,todos nós temos vontades,limiteas,necessidades e interesse diferenciados que merecem ser ouvidos e respeitados,o olhar para o "outro" não pode ser limitador,mas sim amplo,interessado e inclusivo...O que essa pessoa tem para me ensinar,para me contar,quais são os serus desejos etc.A corporeidade deve ser sempre praticada dentro e fora de sala de aula ,deixando que a criança viva,toque,mude de posição,conversemtroque idéias, sempre tendo como mediador o professor que articulará momentos propícios e convenientespara o aprendizado eficaz e qualitativo,lembrando que a criança deve ser agente de seu aprendizado!Respeitar o desenvolvimento e a maturação de cada aluno é essencial,então,não devemos comparar ou rotular as crianças,cada indivíduo é único e cada um tem o seu momento,seu ritmo...Precisamos ter isso em nossa mente.A cada dia devemos olhar para nossos alunos e ver neles pessoas que pensam,sentem,que são capazes e inteligentes e têm necessidades e que por intermédio de seus movimentos e ações podem se desenvolver de maneira dinâmica e alegre,demosntrando seu potencial e suas dificuldades,seus desejos e interesses em cada gesto,em cada movimento.Não podemops deprezar o histórico familiar de nossos alunos ,já que a família é a base e é onde a criança teve o seu primeiro convívio/contato social ,portanto o meio,a convivência e o relacionamento com o meio ,com o proprio corpo e com o outro é fundamental parao desenvolvimento intelecual e para a maturação da criança,sempre levando em consideração o movimento/a ação (corpo e energia) e a mente como ponto de partida para o desenvolvimento integral da criança.A brincadeira deve privilegiar o contato social e a integração,não deve ser uma atividade competitiva,onde o aluno disputará um lugar,a brincadeira pode ser algo emocionante e incrível quando as crianças estãó juntas e procuram usar seus corpos para interagir e sentir prazer no contato com seu ambiente e com o outro ,a recompensa é de todos,pois TODOS saem ganhando ,isso sim é uma brinacadeira e tanto,isso é CORPO E MOVIMENTO!!!
Contribuição do Grupo As Pensantes:
Hanriete,Marinalva,Rosane,Rosilda e Vanessa.































































































































Um comentário:

Fatima Alves disse...

Precisamos ter coragem, de nos olhar. Olhar esse corpo que produz, transmite, sente e gera.
Os movimentos preparam o corpo, o corpo prepara os movimentos - todo o ser - a viver plenamente.
Cada gesto tem sua energia. Energia apropriada, sem desgastar inultimente. A dualidade do ser representa o corpo no seu psiqué, no seu físico e no seu espírito. É a força e a fraqueza. Os movimentos nascem de dentro do corpo; não são expostos de fora. Têm por finalidade não que você escape a seu corpo mas sim que seu corpo não continue a escapar-lhe, junto com a vida.
Devemos entender que o corpo de um ser e sua vida são uma mesma coisa e que ele só poderá viver plenamente a vida se, previamente, tiver conseguido despertar as zonas mortas de seu corpo.
Vocês conseguiram mostar através do trabalho a satisfação e a essência desse corpo e dos movimentos conhecidos e combinados de todos os jeitos.
Parabéns!
Sejam bem vindos ao Corpo e Movimento.
Fátima Alves