Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Aprender Jogando

O jogar é uma atividade própria da vida da criança. O jogo passa a ser utilizado como um recurso pedagógico porque jogar educa. Quando brinca a criança apreende, assimila e constrói a realidade que percebe - a sua realidade. Ela forma conceitos e estabelece relações.


Andar, brincar, expressar emoções, descob
rir que seu corpo fala através dos movimentos!

Quando a criança brinca e joga, ela passa a ser sujeito da ação, adotando atitudes de esforço espontâneo.




Quando o jogo emociona, a criança se envolve como um todo. Temos, então, o desenvolvimento emocional e cognitivo... O aprendizado passa a ser prazeroso!

Promover momentos de fantasia para que a criança possa aprender e representar o mundo, e reconhecer o seu espaço. Quando joga e aprende regras, aprende que deve compartilhar, que deve respeitar o seu companheiro.



O seu espaço e o espaço do outro. Quanto mais a criança explora, brinca, joga, mais relações estabelece com o mundo, encontra o seu papel e o seu espaço




O professor deve incentivar e desafiar os seus alunos, orientando sempre as atividades. Não é um fazer por fazer. É um aprendizado em conjunto, onde o professor ajuda as crianças na descoberta do mundo. As atividades propostas pelo professor precisam ser significativas para as crianças, já que os jogostransmitem conteúdos

.




Nós, educadores, devemos reconhecer que a sala de aula é um lugar heterogêneo, onde cada criança tem um ritmo de aprendizagem.






Todos nós temos uma maneira própria de aprender, e todos podem aprender. Cada vez mais devemos estar preparados para propiciar a inclusõ em sala de aula.



Aprender a valorizar o outro e ensinar às crianças que todos, indiscriminadamente, tem o mesmo direito, o direito de desenvolver-se e aprender.




Diversidade e diferença não podem ser motivs de exclusão. O objetivo é a intereação plena entre todas as crianças, com ou sem lesões.
Através dos jogos e brincadeiras, o professor deve ensinar, também, o combate ao preconceito através do respeito ao aoutro, da solidariedade, da compreensão e reconhecimento das diferenças entre osseres humanos, cultivando a amizade e o amor.


Nome do Grupo: Alegria
Elsa Duran
Isabella Ferreira de Mattos
Rejane Cristina Schaffer
Sandra Eliane Ferreira de Mattos


Um comentário:

Fatima Alves disse...

Os homem sempre esteve ligado ao mágico e ao mítico, não apenas para organizar um senso de espaço, continuidade e identidade, mas também para organizar uma maneira de agir, de se expressar e de se comportar.
Vocês do grupo Alegria, vieram através desta postagem possibilitar a atuação de cada um em relação aos outros. Parabéns pelo trabalho. Sinto que chegaram exatamente onde deveriam ter chegado. Essa sensibilidade de observar e perceber as possibilidades é mostrar o quanto tudo deve partir de um feeling corporal. Sejam bem vindas a o mundo do corpo e do movimento.
Fátima Alves