Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Crianças em movimento

IAVM
CURSO: GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: CORPO E MOVIMENTO
PROFESSORA: FÁTIMA ALVES
COMPONENTES: LAIANA OMATSU FRANCISCO
GLAUCE GALIZA ALVES DA SILVA



















A brincadeira possibilita que a criança se descubra. Ela começa a conhecer o próprio corpo, a formar uma consciência de si mesma. Desenvolve habilidades para controlar os seus movimentos. Adquire noção de espaço. Socializando-se.
O movimento é a base para a criança adquirir o conhecimento do universo no qual está inserida. E por meio dele, o próprio corpo, ela o percebe e o sente. Sendo este o principal material, para muitas atividades lúdicas incentivando os desafios, porém de um modo prazeroso.
Entendo por conclusão de algum assunto o que vi e entendi que os seres humanos independente das idades ou fases vão adquirindo aprendizagens de acordo com as necessidades do corpo.
Como um bebê, que vê algo, que estimula a sua curiosidade, tenta mover até alcançar o seu objetivo. A necessidade vem através de alguma coisa, brincando fazendo exercícios físicos ou com uma deficiência, onde adquire-se novas condutas para exercer as atividades para o bom desempenho.
Também, num grupo onde buscamos a socialização compartilhando os mesmos brinquedos, mas cada um no seu espaço. É compartilhando que fazemos desse mundo uma sociedade capaz de vencer os pequenos obstáculos, agindo com responsabilidades.
Vejo que aprende-se, olhando, observando, esforçando para buscar resultados favoráveis as nossas necessidades.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

Cada pessoa é importantíssima: é preciso observar seu processo e ajudar seu desenvolvimento a partir dele. O movimento tem que ser produzido com liberdade, ele tem que estar bem colocado e tem que ser bem cuidado. A capacidade de manifestação corporal tem que ser respeitada, só assim o processo se enriquece e o resultado será sempre valioso com formas mais enriquecidas possíveis.
Vocês conseguiram através das fotos e da escrita demonstrar que o professor deve servir de nexo coordenador entre a idéia e a ação.
Parabéns!
Fátima Alves