- APRESENTAÇÃO:
• Nome da instituição: Colégio Paulo Freire
• Data: 10/03/2008
• Nome dos autores: Ana Paula Oeste, Carla Maria Pinto, Luciana de Jesus Costa, Maria Silvia Wanderley Gomes de Mattos, Sueli Amaral Marins e Zucleia dos Santos Braz.
• Nome do curso: 4° Ano
• Nome da disciplina: Educação Física
• Nome do professor responsável pela disciplina: Alexandre dos Santos
As atividades foram desenvolvidas com crianças na faixa etária de 8 e 9 anos.
Foi trabalhada uma seqüência de exercícios na seguinte ordem:
1ª fase: 3 bambolês no chão, os alunos pularam dentro dos bambolês, com movimentos alternados da esquerda/direita
2ª fase: Uma corda esticada no chão, onde os alunos passaram em cima, observando todo o controle tônico do seu corpo e vivenciando as sensações sentidas por ele naquele momento;
3ª fase: Continuando a seqüência, os alunos pularam dentro de bambolês no chão, com movimentos alternados de esquerda/direita;
4ª fase: Fechando a seqüência, havia pinos de boliche, para que os alunos passassem entre eles.
Conforme as crianças venciam os obstáculos (fases), passavam imediatamente para outra fase, sem parar os movimentos.
Os exercícios desenvolvidos trabalharam esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial.
A seqüência desenvolvida, além de trabalhar todos os tópicos já citados envolveu a orientação temporal o que possibilitou cada aluno realizar as atividades, respeitando o seu tempo e o do colega.
Todo esse ir e vir (movimento) no grupo promoveu o desenvolvimento da afetividade, que veio favorecer o trabalho em equipe realizado na aula.
O Direito de Brincar está disposto no artigo 31.º da Convenção dos Direitos da Criança: Todas as crianças têm o direito de Brincar, Descansar e ter Tempos Livres.
O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. Os brinquedos e as brincadeiras são suportes que ajudam no desenvolvimento do aspecto físico, social, intelectual e emocional da criança.
O movimento para a criança significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos, mímicas e interage utilizando o corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto das atividades da criança. O ato motor faz-se presente em suas funções expressivas, instrumental ou de sustentação às posturas e aos gestos.
A possibilidade de utilizar jogos e brincadeiras como facilitador do processo ensino-aprendizagem é extremamente eficaz e prazeroso na construção do conhecimento da criança, pois possibilitam além do desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento do aspecto físico, social, intelectual e emocional da criança.
sexta-feira, 14 de março de 2008
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Um comentário:
QUE BOM!
VIVER O CORPO E O MOVIMENTO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA É VIVER CADA MOMENTO.
ESSE MOMENTO DEVE SER TRANSMITIDO, DESEJADO, UTILIZADO, OFERECIDO E COMENTADO.
CADA CRIANÇA, CADA ALUNO, CADA PROFESSOR, CADA GENTE, CADA UM DEVE FALAR DESSE MOMENTO.
ASSIM PASSAMOS A ENTENDER E COMPREENDER QUE PRECISAMOS USAR, OUSAR, MANUSEAR E APRENDER MAIS COM AQUILO QUE MAIS TEMOS DE PRECIOSO.
O CORPO.
ESSA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE SER VIVIDA DENTRO DE SALA DE AULA.
O PROFESSOR TEM QUE SABER E ENTENDER QUE OS ESPAÇOS PODEM SER GERADOS ATRAVÉS DE UM PROPÓSITO DINÂMICO E PRAZEROSO.
APRENDEMOS ATRAVÉS DO CORPO E DO MOVIMENTO.
APRENDEMOS A MATEMÁTICA, O PORTUGUÊS, A GEOGRAFIA, A HISTÓRIA QUE A GRANDE CIÊNCIA DA VIDA, DO CONHECIMENTO, É ENSINAR E ESSE ENSINAR PODE SER ATRAVÉS DE AVENTURAS CORPORAIS.
VOCÊS, ANA PAULA, CARLA MARIA, MARIA SILVIA, SUELI E ZUCLEIA CONSEGUIRAM MOSTRAR QUE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINA MUITO E PODE ENSINAR MAIS AINDA QUANDO ESSA AULA TEM O DESEJO DE FAZER DO ALUNO UM ETERNO APRENDIZ.
PARABÉNS.
FÁTIMA ALVES
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