Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Instituto A Vez Do Mestre
Data: 14/03/2008
Licenciatura em Pedagogia
Corpo e Movimento
Profª. Fátima Alves

Componentes:

Alexandra Coelho Sorrentino
Marcia Cristina Lauria de Moraes
Marly Carvalho Mattoso
Neuza Pereira Dias
Paulo Célio dos Santos



















As atividades de raciocínio e as atividades físicas são tradicionalmente percebidas, em nossa cultura, de formas distintas e estanques. A valorização demasiada das atividades mentais em detrimento das atividades físicas também é um fenômeno ainda presente em nossa civilização. No entanto, estudos sobre desenvolvimento humano demonstraram a importância do uso do corpo no desenvolvimento cognitivo na criança. A partir de então a relação entre corpo e mente vem sendo alvo de inúmeros estudos e indagações. O termo Psicomotricidade aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico e, hoje, ela é considerada, por alguns autores, como uma ciência que visa destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade, de maneira a facilitar uma abordagem global da criança. A Psicomotricidade atual encontra-se permeada por uma interdisciplinaridade e as práticas fundamentadas nas concepções psicomotoras existentes tendem a considerar que os determinantes biológicos e culturais da criança contribuem dialeticamente na construção do motor (corpo), da mente (emoção) e da inteligência. Os primeiros trabalhos neste sentido tinham uma proposta reeducativa, visto que a preocupação era reabilitar funções psicomotoras que se encontravam prejudicadas e tinha como alvo sujeitos que apresentavam déficits motores e cognitivos. Num segundo momento surge a educação psicomotora, preconizada por Jean Piaget,entre outros teóricos, que aparece com a intenção de estimular as crianças de forma adequada, em cada fase do seu desenvolvimento. Esta proposta é considerada uma educação de base e com ela a criança toma consciência do seu corpo, da lateralidade, da sua situação e da situação de outros objetos no espaço, do domínio temporal além de adquirir habilidades de coordenação de seus gestos e movimentos.Desta forma, pensar no trabalho pedagógico sem a possibilidade de articular com saberes produzidos no campo da psicomotricidade é manter o paradigma da divisão corpo e mente.O professor pode colaborar com a criança, devendo ser capaz de compreender o indivíduo a partir do seu corpo, seus gestos, suas posturas e também do seu tônus muscular, seu ritmo. Uma das alternativas que ele pode utilizar refere-se ao brincar, que é considerado uma estratégia uma estratégia de intervenção em Psicomotricidade, pois ao mesmo tempo em que proporciona à criança à aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável e também é um fator estimulante e propiciador de um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo. Neste sentido, a Psicomotricidade contribui para o desenvolvimento global da criança, bem como identifica tipos de distúrbios psicomotores que podem acometê-la e propor atividades preventivas que contribuam para que a criança não fique comprometida em sua aprendizagem escolar. Tal conhecimento pode contribuir para que os profissionais da área da educação que atuam junto à criança favoreçam o desenvolvimento global de seus alunos de uma forma equilibrada.Nas imagens cada movimento, cada gesto executado representam a ampliação dos processos cognitivos, afetivos e sociais.Através deles e com eles, as crianças, os indivíduos, desenvolvem novas motivações, criam, se conscientizam do seu lugar no mundo, adquirem novas experiências, aprendem.





Um comentário:

Fatima Alves disse...

É MUITO BOM VER O RESULTADO DE UM TRABALHO QUE ACREDITO SEMPRE SER GOSTOSO,INTERESSANTE E IMPORTANTE.

GOSTOSO PORQUE FAÇO POR AMOR, NÃO NECESSARIAMENTE PORQUE TEM QUE SER FEITO E SIM PORQUE FAÇO POIS GOSTO DE FAZER.

O MELHOR DE TUDO É PODER REPASSAR ESSE MEU SABER E MELHOR AINDA QUANDO VEJO QUE CONSEGUI FAZÊ-LO.

TODO PROFESSOR PODERIA ENTENDER MELHOR QUE QUANDO FAZ ALGO POR PURO PRAZER O QUE RECEBE EM TROCA É A ESSÊNCIA DE UM GRANDE RESULTADO, ESSA É A QUESTÃO DO IR E VIR, DO DAR E DO RECEBER, DO ENSINAR E DO APRENDER.

OS RESULTADOS COMPROVAM QUE QUANTO MAIS AMOR VOCÊ DAR, MAIS AMOR VOCÊ RECEBE E NÃO SÓ RECEBER ATRAVÉS DE GESTOS, O AMOR TAMBÉM É TRANSMITIDO ATRAVÉS DE IDÉIAS, DE MOVIMENTOS, DE CRIAÇÃO, DE LEITURAS, DE ESCRITAS, DE FATOS, DE CONSTRUÇÕES.

POSSO DIZER A VOCÊS DOS QUATRO GRUPOS, PARABÉNS, PARABÉNS E MUITO OBRIGADA POR ME MOSTRAREM O QUANTO POSSO ENSINAR MAIS E O QUANTO DE PRAZER POSSO INSERIR NESTE PROPÓSITO.

FICOU LINDO, MARAVILHOSO E MUITO GOSTOSO DE SE VER E LER.

FÁTIMA ALVES