Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Corpo e Movimento

Grupo: Papai do ano!!!

Integrantes do Grupo:

Bianca Cristina Araujo de Almeida

Carlos Victor de Oliveira

Sonia Maria Andrade Gomes

Valeria Nunes dos Santos











Hoje em dia sabemos que o bom desenvolvimento físico, psíquico e social do ser humano depende em grande parte dos cuidados referentes à atenção, nutrição, estimulação, acolhimento, compreensão e carinho oferecidos especialmente nos três primeiros anos de vida. Quando estes cuidados faltam, são inadequados ou insuficientes, as conseqüências podem ser decisivas e de longa duração, determinando a capacidade de aprender, de se relacionar e de regular emoções.
Uma importante justificativa para estes princípios é o desenvolvimento da estrutura neurológica humana. Ao nascer, a criança já tem a maior parte das células cerebrais de que precisará para o resto de sua vida, porém a maioria dos 100 milhões de neurônios ainda não estabeleceram sinapses. A principal tarefa do desenvolvimento cerebral inicial é a formação e o reforço dessas ligações. As conexões entre os neurônios se formam à medida que a criança em crescimento experimenta o mundo que a cerca e estabelece ligações com os pais, com os membros de família entre outros. Isto significa que, quanto mais estimulada for a criança, mais ligações entre os neurônios ela terá.
Os estímulos necessários são os mais variados possíveis, como o olhar, o acariciar, o toque, o abraço, a música, o falar com o bebê, o cantar, o ler para a criança, o brincar, o aconchego, a atenção, os atos de alimentar, de orientar nas questões de higiene, de colocar a criança para dormir. É importante aproveitar todas as oportunidades para essa estimulação.
Tais cuidados passam prioritariamente pela relação afetuosa e interativa dos pais entre outros, que devem aprimorar a sua observação das necessidades infantis para aquele momento de vida, vindo a oferecer as oportunidades apropriadas. O cuidado caloroso e responsivo exerce uma função biológica protetora, diminuindo ou eliminando os efeitos adversos do stress ou de traumas posteriores. Sem as brincadeiras, o toque e outros estímulos, o cérebro de um bebê pode desenvolver-se significativamente menos.
O cuidado de alta qualidade é aquele capaz de gerar confiança e vínculo afetivo entre a criança e o adulto. Nesse sentido, a discussão sobre o tema visa a que as famílias e outras pessoas que cuidam delas, como educadoras de creches e pré-escolas, compreendam que, mediante o cuidado, a interação e a brincadeira, estabelecem-se vínculos afetivos significativos e essenciais ao bem-estar infantil. Isto quer dizer que a qualidade das experiências infantis deve permitir-lhes ter confiança em si próprias, sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas, de forma a lhes oferecer segurança para sua formação pessoal e social, para o desenvolvimento de sua identidade e conquista da autonomia.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

SABER PERCEBER QUE A ESSÊNCIA DO CORPO E DO MOVIMENTO PARA UMA DISTINÇÃO DIDÁTICA PODE ESTAR DENTRO DE CASA É TER SENSIBILIDADE O SUFICIENTE PARA ENTENDER QUE A CRIANÇA BUSCA AS RESPOSTAS MUITAS VEZES NA ESCOLA E O PROFEESOR SABEDOR DISSO FAZ DO SEU CONHECIMENTO O GRANDE TRIUNFO PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM.

ATRAVÉS DO TRABALHO DE VOCÊS, DAS SUAS IMAGENS PUDE PERCEBER QUE VOCÊS PODEM E DEVEM SEMPRE BUSCAR RESPOSTAS TAMBÉM FORA DO ÂMBITO ESCOLAR.

VOCÊS MOSTRARAM DE FATO QUE É BOM USAR DO AFETO PARA PODER ALCANÇAR, APRENDER E QUERER MAIS.

PARABÉNS BIANCA, CARLOS VICTOR, SONIA MARIA E VALÉRIA, VOCÊS SOUBERAM DEMONSTRAR QUE A EDUCAÇÃO AINDA PODE SER VIVIDA.

FÁTIMA ALVES