Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

domingo, 16 de março de 2008

Corpo e movimento











IAVM - Instituto A Vez Do Mestre
Professora: Fátima Alves
Disciplina: Corpo e Movimento
Grupo: AVM
Solange Gonçalves
Daniela
Suzana
Jane
Silvana
















“ CORPO E MOVIMENTO
É a partir do corpo e das relações pela qual encontramos no meio ambiente e com os outros seres humanos e animais é que nos possibilita a crescer enquanto criaturas humanas. É através do corpo que realizamos os desejos mais profundos do nosso ser. Ele reflete as nossas emoções, as nossas dores, as expressões de medo, de alegria, ansiedade, dúvidas, angústias e tudo mais que envolve a alma do ser humano. Nós seres humanos, estamos constantemente em busca da eterna felicidade. E nessa busca incessante da felicidade entra a necessidade da seleção daquilo que gostamos ou não. O que gostamos geralmente nos dá alegria, nos traz felicidade, fazemos com prazer.
Devemos compartilhar essa emoção durante o nosso viver diário, nas diversas manifestações e interações humanas( nas amizades, vida profissional, intelectual, vida conjugal) , buscando sempre ao máximo uma vida prazerosa e cheia de alegrias.
O sujeito se constrói na interação com o meio e o movimento é uma das formas que temos para interagir com esse meio. Pela exploração a criança vai construindo conhecimentos sobre as propriedades físicas dos objetos e inicia a compreensão de quais relações pode estabelecer com eles. Aprende sobre seus limites; quando puxa, empurra, chega perto, se afasta etc. Através de ações motoras a criança também interage com a cultura, seja para usufluir de atividades lúdicas e de lazer, como jogos e brincadeiras, esporte, ginástica, danças e artes marciais. Pelo movimento a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar. O movimento é parte integrante da construção da autonomia e identidade.

Nenhum comentário: