Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 14 de março de 2008




INSTITUTO A VEZ DO MESTRE IAVM

Grupo: Os Amiguinhos S/A

Colaboradores:

André Luiz de Almeida Davila
Carlos Eduardo S. de Souza Silva
Glaucia Barcellos
Tereza Renata Vaz Monteiro Dias

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Corpo e Movimento

Professora: Fátima Alves
















































































A INCRÍVEL SAGA DO CORPO E DO MOVIMENTO


Pensar em corpo e movimento é pensar na própria fecundação, na própria concepção, na corrida frenética pela vida. Partindo desse princípio, podemos refletir que para haver vida é necessário que haja movimento.

Por isso, o grupo “OS AMIGUINHOS S/A” apresenta no blog da educação essas imagens, que, mais do que marcantes, procuram traduzir a importância de se enxergar o ser humano – a partir da vida – na sua integridade e integralidade, lembrando que corpo e mente desenvolvem-se em conjunto e que o processo de aprendizagem – e isso serve de alerta para muitos professores – precisa também entender e respeitar o corpo, aproveitando melhor todas as suas possibilidades.

Vamos começar?

Depois de muitas pesquisas, os cientistas reconhecem que há uma necessidade humana em ser tocado e cuja realização pode trazer conforto físico e emocional.

O toque é a primeira sensação que registramos. Mesmo antes de nascer, o bebê sente o toque de sua mãe inclusive através dos batimentos cardíacos dela.

Quando uma pessoa é tocada, os terminais nervosos de sua pele são ativados e mandam mensagens sensoriais que são carregadas para o cérebro e cada tipo de sensação é conduzida por um terminal específico, ligado a uma determinada área cerebral.

Já sabemos que uma das melhores formas de comunicação e de troca entre pais e bebês é a estimulação dos sentidos, que vão provocar o cérebro, aumentando a sensibilidade do bebê, criando mais oportunidades para ele e ajudando a desenvolver sua inteligência como um todo e principalmente a inteligência cinestésico-corporal. Por exemplo, estimular o bebê tocando um dedo na palma da sua mão, automaticamente ele procurará agarrá-lo. Aos poucos se usarmos, em lugar do dedo, objetos leves ele logo aprenderá a segurar e a suspender. Assim, a inteligência cinestésico-corporal vai sendo desenvolvida e o indivíduo vai aprendendo a usar seu próprio corpo de formas diferentes e de forma hábil.

O funcionamento do sistema motor é extremamente complexo, exige múltiplas conexões e coordenações neurais e musculares diferenciadas mas constitui a porta de entrada das percepções que se tem do mundo, daí a importância de desenvolvê-la. Através de estímulos - aparentemente simples - estaremos auxiliando-a no desenvolvimento de habilidades motoras altamente específicas.

As crianças podem crescer e muitas vezes crescem sem a nossa ajuda, sem estímulos. Mas certamente desenvolvem-se melhor quando recebem atenção, respeito, estímulos e amor. Vigotsky destaca a importância do outro não só no processo de construção do conhecimento, mas também de constituição do próprio sujeito e de suas formas de agir. O autor afirma que todas as funções no desenvolvimento da criança aparecem duas vezes: no nível social, entre pessoas e depois no interior dela.

Diante disso, o papel do outro no processo de aprendizagem torna-se fundamental. Isto significa dizer que através de outros que o sujeito estabelece relações com objetos de conhecimento.

Brincando, tocando, experimentando a criança vai conhecendo melhor seu corpo e encantando-se com as infinitas possibilidades que ele oferece.

Correndo, escorregando, rolando, construindo e derrubando vão conhecendo tudo que estão ao seu alcance e, o que é mais importante, expandindo os limites do seu conhecimento.

Ao realizarem atividades corporais as crianças aumentam seu controle sobre o movimento, o equilíbrio e outras habilidades, amadurecendo e aperfeiçoando suas funções motoras. É no exercício do movimento, no manuseio de diferentes brinquedos que ela vai descobrindo, aos poucos, a possibilidade de mais contenção ou maior expansão do corpo.

E também aumenta a capacidade de se comunicar corporalmente com o outro, por meio de gestos e expressões.

O importante é permitir que a criança se desenvolva, oferecendo a ela oportunidades de conhecer, propiciando descobertas e entusiasmando para o crescimento e a busca de cada vez maior autonomia. Assim, ela terá como descobrir o mundo, usando as mãos, sentindo as coisas com todas as possibilidades de seus toques e percepções. Nesse sentido, lembramos que a família, a sociedade e a escola são partes importantes nessa formação integral do indivíduo.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

A GRANDE SAGA DE UM INDIVÍDUO É UTILIZAR E SABER UTILIZAR O SEU CORPO.

VOCÊS SOUBERAM COMENTAR E DEMONSTRAR ATRAVÉS DE SUAS IMAGENS O QUANTO QUE CADA UM DE VOCÊS TEM O DOM DE PERCEBER E FAZER PERCEBER QUE O MUNDO DO CONHECIMENTO, DO SABER, DO APRENDER E DO FORTALECER, NÃO ESTÁ PERDIDO.

PORQUE EXISTEM PESSOAS COMO VOCÊS QUE PODEM E VÃO FAZER ALGUMA COISA.

AH! CAROS AMIGOS, COLEGAS E PESSOAS, VOCÊS NÃO PODERIAM MOSTRAR-ME DA MELHOR FORMA O QUANTO VOCÊS SABEM E O QUANTO AINDA POSSO APRENDER.

O PROFESSOR MINISTRA SUA AULA COM SEUS CONHECIMENTOS MAS ELE TEM QUE TER A ESSÊNCIA DE APRENDER TAMBÉM.

ISSO É CONSTRUÇÃO, CONSTRUÇÃO DO SABER E QUERER MAIS.

TRABALHOS COMO ESSES DE VOCÊS ANDRÉ LUIZ, CARLOS EDUARDO, GLAUCIA E TEREZA SÃO TRABALHOS QUE NÃO DÃO TRABALHO, PORQUE SÃO FEITOS COM O CONHECIMENTO QUE CADA UM TEM E COM O AMOR DEMONSTRADO EM CADA MOMENTO DE CADA IMAGEM.

É COM PRAZER E SATISFAÇÃO, DÁ PARA PERCEBER ISSO, CONSEGUIRAM DEMONSTRAR ATRAVÉS DAS IMAGENS, DAS SEQUÊNCIAS E DAS PALAVRAS.

MAIS UMA VEZ E ESPERO SER DENTRO DE MUITAS AINDA, PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

FÁTIMA ALVES