A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA TERAPIA OCUPACIONAL
Tomando o texto de Nádia Pinheiro Mendes da Silva como referencia e nossas próprias experiências particulares na área da educação, nós do Grupo Educação, selecionamos estas seqüências de fotos visando representar um pouco do que entendemos sobre a psicomotricidade e a terapia ocupacional; sua importância e valor na construção de habilidades específicas para a facilitação do processo de aprendizagem e construção do conhecimento.
Citando Nádia P. M. da Silva:
“Cada pessoa, no decorrer de sua vida, recebe seu repertório de estímulo e próprios da sua vida ocupacional. Cada vida ocupacional possui seus estímulos próprios que são estimulados por materialidades distintas. O nosso corpo só contribui através da sensopercepção, organiza seu esquema corporal. O corpo é efeito de sua relação do homem com seu fazer”.
Em nossas fotos tentamos mostrar justamente estes estímulos, estas relações do Homem com o seu fazer.
O menino descobrindo que é capaz de subir, sozinho, em uma árvore está, além de desenvolvendo seu equilíbrio e lateralidade, reforçando sua auto-estima visto que para ele que só tem 04 anos isto representa um grande salto na construção de sua independência.
Da mesma forma podemos observar a importância da superação dos medos, fator importantíssimo na vida escolar, quando a criança deve aprender a encarar as dificuldades que ora surgirão como obstáculos a serem superados e não como barreiras para o seu desenvolvimento. O que podemos observar na seqüência de fotos do menino com o cachorrinho.
Já nas fotos onde a menininha está usando uma fantasia de índio feita na escola e lá trabalhada fica-nos clara a aplicabilidade pedagógica da psicomotricidade, buscando através de movimentos, sensações, afetividade proporcionar vantagens no processo ensino e aprendizagem.
Desta forma chegamos à conclusão de que a psicomotricidade aliada às terapias ocupacionais são imprescindíveis na construção de bancos de informações tão úteis aos nossos alunos no decorrer de seus processos de aprendizagem .
Tomando o texto de Nádia Pinheiro Mendes da Silva como referencia e nossas próprias experiências particulares na área da educação, nós do Grupo Educação, selecionamos estas seqüências de fotos visando representar um pouco do que entendemos sobre a psicomotricidade e a terapia ocupacional; sua importância e valor na construção de habilidades específicas para a facilitação do processo de aprendizagem e construção do conhecimento.
Citando Nádia P. M. da Silva:
“Cada pessoa, no decorrer de sua vida, recebe seu repertório de estímulo e próprios da sua vida ocupacional. Cada vida ocupacional possui seus estímulos próprios que são estimulados por materialidades distintas. O nosso corpo só contribui através da sensopercepção, organiza seu esquema corporal. O corpo é efeito de sua relação do homem com seu fazer”.
Em nossas fotos tentamos mostrar justamente estes estímulos, estas relações do Homem com o seu fazer.
O menino descobrindo que é capaz de subir, sozinho, em uma árvore está, além de desenvolvendo seu equilíbrio e lateralidade, reforçando sua auto-estima visto que para ele que só tem 04 anos isto representa um grande salto na construção de sua independência.
Da mesma forma podemos observar a importância da superação dos medos, fator importantíssimo na vida escolar, quando a criança deve aprender a encarar as dificuldades que ora surgirão como obstáculos a serem superados e não como barreiras para o seu desenvolvimento. O que podemos observar na seqüência de fotos do menino com o cachorrinho.
Já nas fotos onde a menininha está usando uma fantasia de índio feita na escola e lá trabalhada fica-nos clara a aplicabilidade pedagógica da psicomotricidade, buscando através de movimentos, sensações, afetividade proporcionar vantagens no processo ensino e aprendizagem.
Desta forma chegamos à conclusão de que a psicomotricidade aliada às terapias ocupacionais são imprescindíveis na construção de bancos de informações tão úteis aos nossos alunos no decorrer de seus processos de aprendizagem .
Um comentário:
Este grupo me fez remeter aquilo que eu sempre julguei, do quanto cada momento, cada aprendizagem, cada atividade, cada habilidade, cada noção, cada influência, cada formação é importante para o desenvolvimento e aquisições da crianças deve obter. E melhor, o quanto que precisamos da ajuda de outros profissionais para fazer com que essa criança consiga construir o seu futuro numa melhor aprendizagem.A terapia ocupacional é de extrema importância em todo universo do saber.Quando falamos da psicomotricidade não devemos pensar apenas no motor, no físico da criança mas devemos pensar e reverter esse pensamento para um domínio maior, para uma montanha de de diversidades.
O que posso dizer é que o quanto foi bom perceber que vocês entenderam o que é o corpo e o movimento num enfoque psicomotor numa interação ocupacional com ênfase na pedagogia.
Parabéns.
Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fátima Alves
Postar um comentário