Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 14 de março de 2008

A DIDÁTICA E A PSICOMOTRICIDADE

AVM - Instituto A Vez do Mestre

Disciplina: Corpo e Movimento
Professor: Fátima Alves
Grupo A Vida Começa aos 40 - Polo Rio
- Elizabeth Pereira Simões Branco
- Jair da Costa Moreira
- Marco Antonio Teles da Costa
- Rute Xavier de Moraes da Silva
- Wander Dos Santos Filho



A sequência de imagens mostra uma criança na fase inicial de desenvolvimento onde aprende a explorar o mundo, interagindo com ele e percebendo suas ações e a importância do mundo concreto através do movimento de engatinhar. O engatinhar não se realiza apenas em uma posição padrão, como vemos na sequência exemplo, pois a criança engatinha sentada em um momento e em outro apoia-se nos elementos do ambiente explorando-os e sentindo-os como corpo atuante. É importante que o professor valorize essa descoberta através do corpo da criança e aplique a isso uma relação dinâmica e didática que priorize o desenvolvimento adequado da criança.




É muito importante para se obter um processo ensino-aprendizagem eficaz, que o professor inove sua prática partindo de centros de interesse, visando prestar um atendimento pleno e de qualidade ao grupo em que se trabalha. È necessário que a prática seja sempre repensada, reajustada se for preciso e avaliada. Todos, professor e alunos devem sentir prazer no que fazem e não existem fórmulas mágicas que nos indique o caminho melhor a seguir, porque o melhor indicador encontramos dentro de cada um de nós, quando conversamos, refletimos e expressamos nossos sentimentos em conjunto. A psicomotricidade está presente nesta prática, pois envolve a utilização bem organizada do corpo e da mente. Mas para que haja uma boa organização por parte de cada um, dentro do que cada um já carrega desde o nascimento, ela precisa ser estimulada e bem trabalhada. Durante a utilização do corpo em consonância com a mente em diversas atividades, a criança faz várias descobertas, conhece a si e ao outro, percebe possibilidades, espaço, tempo, ritmo. Buscando trazer o estímulo à psicomotricidade ao ambiente escolar, o professor desenvolve no aluno as suas múltiplas inteligências, conduzindo-o a uma boa formação. É necessário estar atento às necessidades sinalizadas e a realidade sócio-cultural do grupo, para buscar significados. É importante atualizar-se frente à mudanças para que haja ações conscientes e efetivas. A Didática está envolvida nestes processos, porque é ela quem norteia a prática docente, servindo de base para a relação de ensino-aprendizagem que se estabelece dentro de cada grupo. É preciso e possível perceber que a relação de ensino não envolve somente saberes e sim emoções que podem ser trabalhadas em conjunto através de jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas que envolvem a interação, a socialização, o saber ouvir, falar, caminhar, criticar, compreender, se expressar. O professor ao unir a Didática e a Psicomotricidade fará uso de métodos e técnicas que estimularão seus alunos a envolver-se no aprendizado, com prazer de aprender, de tal forma que seus avanços se extenderão a todas as fases de sua vida.

Um comentário:

Fatima Alves disse...

A exploração do mundo só se dá através do "deixar" e muitas vezes isso é difícil para aqueles que lidam com as crianças.
Lidar é cuidar.
Sempre é importante pensar no interesse.
No interesse do saber, da procura, do mostrar, do fazer, do ver, do ouvir, do sentir, na doçura de um movimento.
"Se eu sinto doçura neste movimento eu quero continuá-lo ou revê-lo para fazer outra vez e assim eu aprendo".
O corpo e o movimento devem crescer e crescer juntos com o saber.
Fazer do corpo um eterno aprendiz é revisá-lo, é utilizá-lo, é praticá-lo, é envolvê-lo, é estimulá-lo, é organizá-lo, é observá-lo, é orientá-lo, é possibilitá-lo, é atualizá-lo,
é ensiná-lo, é fazê-lo descobrir-se, expressar-se,compreender-se e interar-se.
Mas nunca se esqueça que ele pode e deve muitas vezes ser repensado e reajustado.
Cabe a você professor ajudá-lo neste mundo e nos caminhos que norteiam o mundo de relação ensino-aprendizagem.
Vocês alcançaram sem nenhum problema e com muita astúcia e inteligência o que é e o que deve ser para o professor e o aluno, O CORPO E O MOVIMENTO.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fátima Alves