Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Aprender Jogando

O jogar é uma atividade própria da vida da criança. O jogo passa a ser utilizado como um recurso pedagógico porque jogar educa. Quando brinca a criança apreende, assimila e constrói a realidade que percebe - a sua realidade. Ela forma conceitos e estabelece relações.


Andar, brincar, expressar emoções, descob
rir que seu corpo fala através dos movimentos!

Quando a criança brinca e joga, ela passa a ser sujeito da ação, adotando atitudes de esforço espontâneo.




Quando o jogo emociona, a criança se envolve como um todo. Temos, então, o desenvolvimento emocional e cognitivo... O aprendizado passa a ser prazeroso!

Promover momentos de fantasia para que a criança possa aprender e representar o mundo, e reconhecer o seu espaço. Quando joga e aprende regras, aprende que deve compartilhar, que deve respeitar o seu companheiro.



O seu espaço e o espaço do outro. Quanto mais a criança explora, brinca, joga, mais relações estabelece com o mundo, encontra o seu papel e o seu espaço




O professor deve incentivar e desafiar os seus alunos, orientando sempre as atividades. Não é um fazer por fazer. É um aprendizado em conjunto, onde o professor ajuda as crianças na descoberta do mundo. As atividades propostas pelo professor precisam ser significativas para as crianças, já que os jogostransmitem conteúdos

.




Nós, educadores, devemos reconhecer que a sala de aula é um lugar heterogêneo, onde cada criança tem um ritmo de aprendizagem.






Todos nós temos uma maneira própria de aprender, e todos podem aprender. Cada vez mais devemos estar preparados para propiciar a inclusõ em sala de aula.



Aprender a valorizar o outro e ensinar às crianças que todos, indiscriminadamente, tem o mesmo direito, o direito de desenvolver-se e aprender.




Diversidade e diferença não podem ser motivs de exclusão. O objetivo é a intereação plena entre todas as crianças, com ou sem lesões.
Através dos jogos e brincadeiras, o professor deve ensinar, também, o combate ao preconceito através do respeito ao aoutro, da solidariedade, da compreensão e reconhecimento das diferenças entre osseres humanos, cultivando a amizade e o amor.


Nome do Grupo: Alegria
Elsa Duran
Isabella Ferreira de Mattos
Rejane Cristina Schaffer
Sandra Eliane Ferreira de Mattos


Crianças em movimento

IAVM
CURSO: GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: CORPO E MOVIMENTO
PROFESSORA: FÁTIMA ALVES
COMPONENTES: LAIANA OMATSU FRANCISCO
GLAUCE GALIZA ALVES DA SILVA



















A brincadeira possibilita que a criança se descubra. Ela começa a conhecer o próprio corpo, a formar uma consciência de si mesma. Desenvolve habilidades para controlar os seus movimentos. Adquire noção de espaço. Socializando-se.
O movimento é a base para a criança adquirir o conhecimento do universo no qual está inserida. E por meio dele, o próprio corpo, ela o percebe e o sente. Sendo este o principal material, para muitas atividades lúdicas incentivando os desafios, porém de um modo prazeroso.
Entendo por conclusão de algum assunto o que vi e entendi que os seres humanos independente das idades ou fases vão adquirindo aprendizagens de acordo com as necessidades do corpo.
Como um bebê, que vê algo, que estimula a sua curiosidade, tenta mover até alcançar o seu objetivo. A necessidade vem através de alguma coisa, brincando fazendo exercícios físicos ou com uma deficiência, onde adquire-se novas condutas para exercer as atividades para o bom desempenho.
Também, num grupo onde buscamos a socialização compartilhando os mesmos brinquedos, mas cada um no seu espaço. É compartilhando que fazemos desse mundo uma sociedade capaz de vencer os pequenos obstáculos, agindo com responsabilidades.
Vejo que aprende-se, olhando, observando, esforçando para buscar resultados favoráveis as nossas necessidades.

GRUPO POSITIVO

Nome da instituição: Instituto a vez do mestre
Data: 13/03/2009
Nome da autora: Grupo Positivo (Roberta Eversong Corrêa)
Nome do curso: Pedagogia
Nome da disciplina: Corpo em movimento
Nome do professor: Fátima Alves


A criança através da brincadeira, relaciona-se com o mundo de forma ativa. E a atividade musical e a atividade de educação física integra prática, conscientização e relação na construção de uma auto-estima social saudável. O movimento permite a criança explorar o mundo exterior, reconhecendo o prazer, num conjunto de experiências vinculadas a sensibilidade para orientar a vida e indicar valores, expressando uma visão do mundo social e do pessoal. Assim a música e a aula de educação física, possibilita aos alunos, novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o seu próprio desenvolvimento.





A dança é a necessidade da pessoa pôr para fora suas emoções,( o que está sentindo) e antes dela procurar se comunicar com palavras as pessoas se expressam com movimentos corporais e quem dança ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo. Nada é mais revelador que o próprio gesto. Sentir A música no seu corpo, sentindo assim o seu corpo.









O movimento humano só se concretiza através do corpo, compreendendo qualquer ação humana, que vão desde os gestos mecânicos a expressão de sentimentos. O experimentar o corporal desponta como uma continuidade de sentimentos que se molda a si mesma. O experimentar tem relação direta com os movimentos, é a expressão da possibilidade de transformar o que o corpo apresenta em si mesmo. O corpo incorpora em si a possibilidade contínua de crescer, estando em movimento. Cada expressão traz em si a possibilidade de transformação.








É necessário oferecer à criança a oportunidade de se expressar, valorizando como prática social. Tendo clareza de que essa prática esteja presente no cotidiano de qualquer grupo social, tendo um lugar significativo na construção de suas identidades, incluindo as diversas correntes estéticas provenientes de diferentes grupos sociais.

Resumo do Trabalho - Grupo Floresta

IAVM - INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

DATA: 13/03/2009

GRUPO FLORESTA

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Corpo e Movimento Prof.ª Fatima Alves

Participantes: Adriana Martins de Freitas, Luciane Conceição da Silva, Marcelo de Almeida Martins e Raquel Lopes Aleluia

Trabalho Interdisciplinar de Corpo e Movimento

No desenvolvimento total da criança a estimulação através do movimento é essencial. É importante estimular a criança desde uma idade muito precoce por meio do movimento, sem forçar sua natureza, para se chegar a sua maturidade.
A criança aprende sobre seus limites: quando empurrar, chegar perto, se afastar, etc. Pelo movimento a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar.
O Balé Chinês e o tema Sentir mostram as relações do movimento corporal na construção do conceito de ritmo, a partir de um trabalho de composição coletiva, aprendizado e expressividade em grupo. Mesmo sendo surdas, a sincronização é perfeita. O corpo se expressa numa leveza fora do comum.
O sujeito constrói na interação com o meio e o movimento é uma das formas que temos para interagir com ele. Isso nos diz que não é necessário a fala para sensibilizar a todos. Pois o "Corpo Fala".
A realidade é que o corpo fala com os seus belíssimos gestos e sentidos.
Grupo Floresta

Redes Sociais

A socialização da criança é o elo de desenvolvimento de suas percepções psiquicas,
sociais e culturais. A criança aprende com o outro, facilitando intervir junto ao meio.
As redes sociais possibilitam o aprender das diferenças.

Esporte

A atividade física é fundamental para a melhoria do corpo,
construindo sólidos elementos para a vida.

Infância


A infância é um momento único e dinâmico que o ser humano desfruta de prazeres,
tendo a chance de construir valores que lhe serão fundamentais a vida inteira.

Alegria


Alegria do corpo e da alma, viver a transmitir
emoções o tempo inteiro.

Fabuloso

Beleza

O corpo cria uma expressão, refaz o movimento, organiza e
conduz a forma, a fim de transcrever uma plástica.

Espaço


A sensibilização espacial é facilitadora na capacidade de se transmitir tolerância. Cada um ocupa um lugar, de uma maneira. Se o meu espaço interfere no outro, algo precisa mudar ...

Harmonia

Preservar o corpo produz qualidade de vida naquilo que se busca.

"O Corpo"

O corpo fala, diz aquilo que você é.

Sensações

Quando a criança vivencia suas emoções no contato com o grupo é construída a interrelação de aprendizado e juntas desenvolvem suas habilidades.

Ambiente

A criança deve ser estimulada a participar de atividades que envolvam a natureza, o ambiente, as sensações.

Brincadeira de criança


"O Brincar"

Para a criança o "jogo" é uma atividade relevante, deivdo a
capacidade de desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

quinta-feira, 12 de março de 2009

As vencedoras


" O que seria do ser humano se não tivesse utopias, sonhos, desejos, fantasias e imaginações sobre si mesmo, sobre sua familia, sobre seus filhos e filhas, sobre sua profissão, sobre sua cidade, sobre seu país, sobre seu planeta terra e sobre a vida além da vida? Seria apático, amorfo, desacorçoado, um semimorto perambulando por ai. Autopia a faz irradiar, criar, projetar e ter um fogo interior. Ela revela o melhor que se esconte dentro dele".
Permitindo uasr todo o seu corpo tão complexo e unico para as suas realizações de um mundo melhor e mais prospero.

As vencedoras


A importância de sermos conduzidos pelos caminhos certos atráves das mãos que nos trazem segura, representa a pedagogia do amor que devemos praticar todos os dias de nossas vidas.

As vencedoras


A busca da superação do corpo sempre foi um dos maiores objetos de desejo do homem, mal sabe ele que a maior das superações esta dentro de si, vencendo seus próprios obstáculos interiores.

As vencedoras

A música nos da a sensibilidade de interpretar e penetrar no coração do psíquico e desvendar as causas dos comportamentos estranhos.
Permitindo a interpretação correta da liberdade do ser.

As vencedoras


Informar a mente e mante-la ativa e organizada faz parte do bom funcionamento do corpo. "Mente sã, corpori sã.

as vencedoras

O brinquedo e o brincar formam os ícones de uma trajetória de aprendizagem na vida da criança .Criança esta que um dia será o adulto resultante de uma infância saudável.

As vencedoras

A comunicação também pode ser feita através do corpo e suas expressões com todos os seres vivos,fazendo assim uma socialização global através da paz.

As vencedoras

O estado de espírito depende do corpo e corpo depende do estado de espírito.Porque o corpo fala.E é tão verdade que nem precisamos comentar esta foto que focaliza todo entusiasmo e estodo de espírito deste individuo expressdo em sua face.
"Na verdade, a igualdade não pode ser buscada e imposta diretamente, pois gera opressão. Ocorreu com socialismo real no leste Europeu. Ao impor de cima para baixo a igualdade social, ele gerou, não uma sociedade de cidadãos participativos e democráticos, mas uma massa equalizada de beneficiados de um Estado social que coletivizou e massificou as pessoas. Pretendeu criar um "nós" social anulando os "eus" pessoais". Muitas vezes alguns professores acabam por tolhir seus alunos em nome de uma falsa igualdade.Somente com atuação de todos é que se pode costruir uma união concreta.

As Vencedoras


Homem vem humus que significa terra fecunda, sendo assim a história de cada pessoa é da bio-sócio-cultural.
Porque antes mesmo do surgimento de uma linguagem verbal, do ponto de vista motor, os esquema motores estão formando, integrando os indivíduos em sociedade.

AS VENCEDORAS

Grupo as vencedoras:

Lenilce Aquino

Lucia Helena Jordão

Georgia Tavares

Elizabeth Olsen

GRUPO SEMPRE UNIDAS!

• Nome da instituição: Instituto A Vez do Mestre
• Data:12 de março de 2009
• Nome do autor: Grupo "Sempre Unidas!" Integrantes: Ana Lúcia Chagas Pereira, Marta Gomes de Castro e Renata Dias Batista
• Nome do curso: Curso de Graduação em Pedagogia/ Núcleo Macaé
• Nome da disciplina: Corpo e Movimento
• Nome do professor responsável pela disciplina: Fátima Alves


A criança não “tem” corpo, ela é o “corpo”



A criança é sinônimo de movimento, pois, através dele vive e manifesta suas emoções. É pelo movimento que a criança interage com o meio ambiente para alcançar seus objetivos ou satisfazer suas necessidades.
É por meio dele que ela se relaciona com o outro, descobre quem é e o que é capaz de fazer. Expressa sua criatividade e soluciona seus problemas motores.



A psicomotricidade condiciona todos os aprendizados infantis, levando a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilidade, coordenar seus gestos e movimentos.
Desenvolvemos no ambiente escolar recursos da psicomotricidade para as crianças do grupo 2, realizando atividades físicas como: virar cambalhota, saltar, pular, rolar, andar de diferentes formas e ritmos, saltar sobre objetos e de objetos, passar no túnel, brincadeiras com o bambolê, dentre outras.
“A coordenação motora geral vai influenciar no completo domínio do corpo e na melhoria das sensações e percepções. Contribui para a execução e controle dos movimentos precisos e tomada da consciência do próprio corpo.”




“A atenção se concentra alternativamente sobre cada um dos elementos que compõem a ação: aquisição dos dados espaciais, aperfeiçoamento do controle motor, domínio temporal, utilização espontânea ou reflexiva das aquisições ou ainda, iniciativa pessoal e criação de novas formas.”



“O desenvolvimento corporal também representa função de socialização do indivíduo.”
“Os movimentos devem ser dados partindo-se do ritmo espontâneo da criança até que consiga executá-los com a disponibilidade necessária para dirigir o movimento corporal.”
“O equilíbrio é a capacidade de sustentar o corpo em diferentes posições contra a lei da gravidade. Seu desenvolvimento adequado permitirá a correta construção do esquema corporal favorecendo a mobilidade das partes do corpo da criança, tornando os movimentos mais harmoniosos.”


“zig, zig e rola ,eu vou virar uma bola!”
Movimento: virar cambalhota e rolamentos:


“Pedala, pedala, pedala pedalinho
me leva pra longe bem devagarinho!
O mar está bonito, está cheio de caminhos!
Pedala, pedala, pedala pedalinho...”
Atividade: movimento de bicicleta no ar.

“A criança de dois a sete anos vive a fase dos movimentos chamados sedimentares tais como:
Andar de diferentes formas
Correr
Saltar
Dependurar
Rastejar





Esses movimentos dão essenciais para a criança e não precisam ser ensinados. Porém é preciso estimular as crianças a executá-los.
“A noção de espaço é o resultado da experiência pessoal. Gradativamente o sujeito vai estabelecendo uma relação de separação, vizinhança e ordem entre os objetos.”
“ Nada provoca mais a criança que o movimento, a luz, o som, as cores."
“As primeiras experiências sociais se realizam através do contato com o corpo das significativas par a criança.”
“Esquema corporal é a consciência do próprio corpo, de suas partes, posturas e atitudes, de seus segmentos, suas possibilidades de movimento, e suas limitações espaciais, tanto em repouso quanto em movimento. A criança percebe-se e percebe as coisas que a cerca em função do próprio corpo."
“Estruturação espacial é a tomada de consciência do próprio corpo no espaço, depois perceber a posição dos objetos sobre si mesmo, e por fim perceber a relação dos objetos entre si."

CONCLUSÕES DO GRUPO

É inegável que a Educação Física, desde que adequada, tem uma enorme contribuição ao desenvolvimento global da criança. Ela é, sem dúvida, a alternativa mais enriquecedora de experiências de movimentos. Entretanto, para que ela cumpra seu papel é necessário, principalmente, que seja institucionalizada como uma disciplina com objetivos específicos de educar o movimento e através dele educar a criança como um ser total.Para que a educação Física alcance seus objetivos, e consequentemente a Educação como um todo, é necessário que se constitua num espaço onde a criança e o professor possam produzir criar, experimentar e aprender movimentos. Ela deve oferecer uma multiplicidade de movimentos que promovam diferentes aprendizagens motoras, contribuam para o desenvolvimento harmonioso da criança, favorecendo e valorizando o seu potencial lúdico e criativo.A seleção dos objetivos, atividades, métodos e critérios de avaliação da Educação Física prescinde de conhecimentos das características do desenvolvimento motor da criança.Os estudos nos mostram que a criança de dois a sete anos, aproximadamente, vive a fase dos movimentos fundamentais e é capaz de aprimorar os movimentos chamados rudimentares tais como andar, correr, saltar, subir, lançar e dependurar. Esses movimentos são essenciais para a criança e não precisam ser ensinados. Porem é preciso estimular a criança a executá-los. Assim, as aulas de Educação Física para crianças dessa faixa etária precisam fornecer condições físicas e emocionais para que ela vivencie esses movimentos de maneira espontânea e criativa.A criança na faixa etária de sete a doze anos vive a fase da combinação de movimentos fundamentais. Existe uma infinidade de combinações de movimentos, como por exemplo, correr e pular, pegar e alcançar que precisam ser vivenciadas pela criança. E é importante lembrar que, se nessa idade ela não adquiriu essas habilidades, certamente apresentará, ao longo de sua vida, problemas motores que terão implicações de ordem emocional, social e intelectual.A partir dos doze anos, a criança entra na fase dos movimentos culturalmente determinados. Os movimentos aprendidos nessa fase – gestos esportivos, utilitários – estão na dependência de uma boa vivencia dos movimentos característicos das fases anteriores.É importante que o professor conheça o desenvolvimento motor da criança para não desprezar ou saltar etapas, o que poderá ser extremamente prejudicial ao desenvolvimento infantil.Além disso, é necessário que o professor atue como facilitador e motivador da participação de todas as crianças, harmonizando as relações entre elas. É preciso garantir a todos a oportunidade de criar novas experiências de movimentos.É fundamental que a Educação Física não se justifique simplesmente por sua obrigatoriedade legal. Ela precisa se justificar pelo direito e pela necessidade de educação do movimento, pelo movimento.

FONTE PESQUISADA
Caderno de Estudos "Corpo e Movimento", professora Fátima Alves, Instituto A Vez do Mestre
Revista Avisa lá, nº 11 – Edição julho/2002-Coluna: Conhecendo a criança
Livro: O adulto diante da criança de 0 a 3 anos – Relação Psicomotora e formação da personalidade. André e Anne Lapiérre e outros