Corpo e Movimento IAVM

Nesse blog, falaremos sobre a Pedagogia do Corpo e seus fundamentos, das implicações do movimento à Educação, de uma visão da Psicomotricidade, seus elementos, fundamentos e sua contribuição para o desenvolvimento da criança e sua aprendizagem.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PENSE ,MOVIMENTE-SE, TRANSFORME A SUA VONTADE, O SEU DESEJO EM REALIDADE.

Instituição : IAVM

Data: 26/08/2008

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Corpo e Movimento

Professora: Fátima Alves

Autoras: Andreia Vidal , Claudia Bernardes, Gleice Máira.

Grupo: Força ( Macaé)

Vídeo produzido com as alunas do 2º ano do ensino Médio, da Escola Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, onde retrata a rotina como o centro na vida da maioria das pessoas. Muitas pessoas assumem gostar dela, outras não suportar.O importante é termos esta consciência. Nos conhecer por inteiro, para saber aonde buscar a felicidade ou pelo menos qual o início do seu caminho.

GRUPO PRECIOSAS POSTAGEM FOTOS

TRABALHO CORPO MOVIMENTO

AVM INSTITO AVM DE ENSINO
PEDAGOGIA
PROFESSORA FATIMA
GRUPO PRECIOSA : ELIANE, ELIANA, MARIA PRECIOSA, VIVIANE, RENATA

Trabalho grupo preciosas - Corpo e Movimento

AVM - INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
DISCIPLINA CORPO E MOVIMENTO
CURSO DE PEDAGOGIA
GRUPO: PRECIOSAS
ELIANA, ELIANA, MARIA PRECIOSA, RENATA. VIVIANE

Trabalho Corpo e Movimento Grupo Preciosas

DESCOBRINDO A VIDA

Instituição: IAVM
Data: 26/08/2008
Autoras: AndreiaVidal,Cláudia Bernardes e Gleice Máira.
(Grupo Força - Macaé)
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Corpo e Movimento
Professora : Fátima Alves







Descobrindo a Vida












Preciso me sentir livre...

















Pra descobrir a força do vento...













Pra desafiar a força da gravidade...












Pra descobrir o valor da amizade...













Preciso me sentir livre...














Pra descobrir a força da união...











Pra descobrir como se chega ao céu...










Como se toca o ar...













Como se atravessa a água...











E como se toca o chão...













Preciso me sentir livre...












Pra me sentir seguro...











Pra me sentir capaz...













Pra sentir o poder da criação...












Pra sentir o prazer de ser...














CRIANÇA!

















A Vida se descobre assim....



















































































TRABALHO DA DISCIPLINA CORPO E MOVIMENTO













Professora: Fátima Alves.

Grupo Nikity-Paquetá:
- Rose Mary da Costa Ermida;
- Verônica de Oliveira Souza da Fonseca.

“O homem está ligado diretamente a um complexo e enorme processo de evolução motora, quer seja de forma intelectual, quer de forma física”. (Fonseca, Vitor, 1988)



O desenvolvimento físico, psíquico e social do ser humano, para ser bem sucedido precisa de muito zelo e cuidados, no que se refere à atenção, alimentação, estimulação, e compreensão, principalmente até os três anos de idade. Quando estes cuidados faltam, ou são escassos, os resultados podem ser cruciais, determinando a capacidade de aprendizagem, de relacionamento e capacidade emocional.
O movimento é uma área do desenvolvimento humano de relevância inquestionável. Desde que nascemos nosso corpo inicia um processo intensivo para adquirir controle próprio. Não podemos ignorar, principalmente a relação homem/meio, pois podemos dizer que essa interação é imensurável, pois se uma criança é estimulada desde a tenra idade, sem dúvida alguma seu desenvolvimento será muito maior do que de uma criança, por exemplo, de 4, 5 anos que ainda é tratada como um bebê por sua família.

Diante disso, o papel do outro no processo de aprendizagem torna-se fundamental. Isto significa dizer que através de outros e de si mesmo que o sujeitos estabelece relações com objetos de conhecimento.

Antes mesmo da criança começar a dar os seus primeiros “passinhos”, sabemos que o corpo “cria” suas formas de locomoção, como por exemplo o engatinhar, ou seja, o bebê já começa a conhecer seus próprios limites, para no seu tempo começar a levantar, andar segurando em objetos, para finalmente soltar as mãos.

Já na Educação Infantil, os jogos, os brinquedos, a dança e as práticas esportivas, revelam por seu lado a cultura corporal de cada grupo social, influenciando a questão motora da criança. Portanto, diversas instituições de ensino estão investindo cada vez mais neste tipo de atividade, fazendo parte da rotina escolar.

O jogo e a brincadeira são na realidade, quando direcionados a isso, uma situação de aprendizagem. Os brinquedos e as brincadeiras são suportes que ajudam no desenvolvimento do aspecto físico, social, intelectual e emocional da criança.

O funcionamento do sistema motor é algo muito complexo e exige múltiplas conexões e coordenações neurais e musculares diferenciadas e se constitui na entrada das percepções que se tem do mundo, daí a importância de desenvolvê-lo.

É também na educação infantil que observamos uma ampliação de gestos instrumentais, como recortar, colar, encaixar peças, etc. Além disso, permanece a tendência lúdica da motricidade, sendo comum a criança ter atenção desviada para vários brinquedos ao mesmo tempo. Gradativamente seu movimento se reflete na capacidade de pensar antes de agir, passando assim a criança, planejar seus próprios movimentos.

O crescimento físico se relaciona diretamente com o desenvolvimento motor, pois é através do crescimento e da maturação biológica que se determinará em que nível se encontra a criança, com relação ao seu desenvolvimento psicomotor.O movimento é uma necessidade do homem, desde o seu nascimento até a morte e, já no ventre materno, a criança manifesta esta necessidade. Trata-se de uma conduta molar do indivíduo, acentuada na área do corpo, coexistindo com o mundo externo e a mente.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

CORPO E MOVIMENTO


IAVM - Intituto A Vez do Mestre

Rio, 28 de Agosto de 2008




Grupo Sonho II

Licenciatura em Pedagogia


Disciplina: Corpo e Movimento


Professora: Fátima Alves


Alunos: Bárbara Leal

Marcos Lins


O movimento humano só se concretiza através do corpo, ele integra uma totalidade...

... que entra em ação pelo fenômeno do movimento, mas é o todo que age, que se movimenta que comunica uma intencionalidade...

...uma perspectiva de vida, um jeito de ser....


... o corpo e o movimento opera por energia, não haverá movimento sem corpo e tampouco um bom uso da energia nele contida...


...o corpo é a própria atividade da criança e a criança um corpo em atividade...


...o corpo é uma unidade psicofisiológica, a ação um MOVIMENTO DO PENSAMENTO e o movimento um PENSAMENTO E ATO...


...as interações do indivíduo com os vários contextos envolvimentais em que ele se encontra inserido...


...que a partir de uma preparação técnica em pscimotricidade, com instumentos psicomotores adequados para serem aplicados em crianças para superar sus deficiênicas e dificuldades...


...as condições sociais impulsionam um conjunto de aspectos, que a criança tem que experinciar e vivenciar para se desenvolver e aprender...


...a criança tem que passar por todas as etapas de seu desenvolvimento. Isso faz-se necessário porque se uma dessas etapas for ultrapassada, com certeza, ocorrerá um desequilíbrio na organização e essa desorganização levará a criança a apresentar dificuldades que serão levadas para o mundo externo.

Concluindo....




Os movimentos expressivos do corpo identificam a necessidade natural que o ser humano tem de expor seus sentimentos e pensamentos de forma sistematizada ou não, evidenciando o espírito artístico ou simplesmente como forma de lazer.
Podemos expressar sentimentos sem pronunciar uma palavra, mas através apenas de simples movimentos de expressão corporal. Na dança, na ginástica, nas lutas marciais, enfim, de diversas maneiras, usamos o nosso corpo para manifestar, expandir nossas emoções.


Entre neste link e veja um vídeo sobre Inclusão Escolar:

Grupo Pedagogia

Nome: Aline Massa, Maria Candida Lacerda e Rachel Assunção
Data: 28/08/08
Grupo: Pedagogia
Professora: Fatima Alves
Disciplina: Corpo e Movimento
Nucleo: Rio de Janeiro

Grupo Pedagogia



















Nome: Aline Massa, Maria Candida Lacerda e Rachel Assunção
Data: 28/08/08
Grupo: Pedagogia
Professora: Fatima Alves
Disciplina: Corpo e Movimento
Nucleo: Rio de Janeiro


CONCLUSÃO

Essa disciplina nos ajudou a percebermos a importancia do corpo em relação a tudo que fazemos. Ficou claro que o desenvolvimento da criança transcorre de forma significativa quando acontece com naturalidade, estímulo e liberdade. Precisamos ter a clareza que devemos respeitar as fases de cada um, o processo de desenvolvimento de cada um é individual e acontece conforme o tempo de cada pessoa.
O movimento está diretamente relacionado com os desenvolvimentos físicos, mentais e intelictuais, por este motivo quanto mais o indíviduo é estimulado, mais ele responderá positivamente. A criança jamais poderá ultrapassar uma das fases do desenvolvimento, isso acarretará problemas futuros.
O desenvolvimento deve ocorrer de forma equilibrada, motivando e estimulando o conhecimento de si próprio e do mundo exterior. É imprescindível o desenvolvimento ocorrer com tranquilidade, satisfação, prazer e de forma feliz. O desenvolvimento sempre traz tansformações, aquisições, progressões, independência, expressão, raciocínio entre outras funções que formam o indivíduo.
Neste processo de desenvolvimento todos devem estar atentos, pois somos contribuintes na formação de pessoas maduras, convictas e firmes. Por este motivo, estimular sempre é o nosso papel como educadores e pais. Esta disciplina nos ajudou a entender a importância de respeitar a individualidade de cada pessoa. Das crianças aos mais velhos.
Enquanto educadores devemos nos conscientizar que nosso papel é ainda mais considerável. Temos que saber trabalhar bem todas essas condições acima citadas, já que nossa contribuição para o desenvolvimento infantil acontece de forma contínua, prazerosa, didática e marcada por limites.